Barbarenses participam do I Encontro Paulista de Grêmios Estudantis em Bauru

A Secretaria da Educação de São Paulo reúne pela primeira vez líderes das escolas estaduais de diversas regiões no I Encontro Paulista de Grêmios Estudantis, na cidade de Bauru, no Obeid Plaza Hotel. A ação faz parte do projeto Gestão Democrática e tem como objetivo ampliar o diálogo e as estratégias de mobilização da rede. O evento termina hoje e conta com participação de alunos de Santa Bárbara d’Oeste.

Representando o município, os alunos Noam da Silva Mota da Escola Estadual Profª Luzia Baruque Kirche, Stefani Gabriela de Souza da Escola Estadual Profª Elisabeth Steagall Pirtousheg e Gustavo Henrique de Araújo da Escola Estadual Profº Jorge Calil Assad Sallum. 

A abertura oficial do evento contou com a participação do Secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini. Ontem ainda foi realizado grupos de trabalho, que visam o compartilhamento de informações e criação de estratégias. Finalizando a programação de ontem foi promovida uma grande roda de conversa.

Hoje haverá apresentação das estratégias de mobilização dos eixos e mais grupos de trabalhos serão realizados para pensarem em novas propostas para os Grêmios Estudantis. O encerramento do evento tem horário prevista às 11h30.

Foram abertas 400 vagas para representantes com idade entre 12 e 18 anos das 91 Diretorias de Ensino (tendo por base a tabela de proporcionalidade). Para a seleção, os candidatos enviaram vídeos com relatos das ações desenvolvidas e implementadas pela agremiação em 2017. Dessa maneira, uma comissão selecionou as produções com mais curtidas no Youtube.

Atualmente, são 4.713 escolas estaduais de São Paulo (92% do total) que mantêm agremiações estudantis eleitas democraticamente e autônomas. De acordo com a legislação, as chapas são formadas por alunos de cada ciclo de ensino atendido: Fundamental Anos Iniciais e Finais (1º ao 9º ano); e/ou Médio.

Representantes do Instituto Cidadania, da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e do Ministério da Educação foram convidados para a abertura do evento. E, no primeiro dia, os alunos foram agrupados de acordo com os projetos apresentados e em cinco eixos: cultura, diversidade, participação política e social, vida saudável e meio ambiente e sustentabilidade. A ideia é que cada um, com ajuda de técnicas de design thinking, compartilhasse a própria experiência e, a partir daí, seja construída uma única proposta por tema.

 

PROFESSORES E COORDENADORES

Além da programação direcionada aos alunos, durante o I Encontro Paulista de Grêmios Estudantis os representantes das diretorias foram divididos em duas turmas. Enquanto a primeira participa da mediação dos grupos de trabalho e rodas de conversa, a segunda passará por uma formação orientada em parceria com o Porvir. Ao final de cada módulo as turmas serão alternadas, para que o treinamento seja completo.