Santa Bárbara registra 13 casos de dengue e um caso de chikungunya

Com a chegada das altas temperaturas e a volta da época de chuvas, a população deve redobrar os cuidados com possíveis criadouros para o mosquito aedes aegypti. Neste ano, a cidade registra 13 casos positivos de dengue e apenas um caso de chikungunya. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde segue com as ações de combate ao mosquito.

Com a aproximação do verão e chuvas frequentes, o que faz aumentar o calor, o ambiente se torna favorável para o aumento da população do agente transmissor das doenças. Segundo balanço divulgado pela pasta, dos 13 casos positivos de dengue, 11 são autóctones e 2 importados. No momento há 11 notificações em investigação para a doença.

No caso confirmado de chikungunya, a Secretaria ressalta que o caso foi importado e que há no momento, três notificações aguardando resultado. Já o Zika Vírus e Febre Amarela, não houve nenhuma  notificação ou caso positivo da doença neste ano. Entre as ações efetuadas por servidores municipais para combater a doença constam, o encaminhamento de informações sobre como prevenir a doença e as visitas em residências e comércios do município para atividades de combate.

Depositados na beira dos recipientes que acumulam água, os ovos, praticamente imperceptíveis a olho nu, podem resistir até 1,5 ano sem água, aguardando um descuido ou uma chuva para evoluírem para larvas e, posteriormente, para mosquitos. Como cerca de 80% dos focos do mosquito são encontrados dentro das casas, especialmente nos quintais, é imprescindível o cuidado permanente da população, durante o ano todo. Como não há vacina, a melhor maneira de prevenir a dengue é impedir que o mosquito se prolifere.

É importante salientar que as pessoas devem permanecer atentas no controle da doença, evitando criadouros do mosquito. Aqueles que apresentarem sintomas não devem se automedicar e sim procurar o atendimento médico em uma unidade mais próxima. A população deve tampar reservatórios de água - como cisternas, caixa d'água, tanques e fossas -, manter as calhas limpas, armazenar garrafas com o bico voltado para baixo, manter pneus coberto evitando acúmulo de água, manter o quintal limpo, roçado, removendo lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta.

Outras medidas para afastar o risco das doenças nos municípios é colocar areia nos pratinhos de plantas, lavar com bucha recipientes de alimentos de animais domésticos pelo menos uma vez por semana, abrir portas e janelas quando a nebulização estiver sendo feita na rua e nunca deixar de atender em casa o agente de saúde.