A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) divulgou a relação de municípios classificados para instalação de polos da instituição. Santa Bárbara d’Oeste será uma das cidades a oferecer a faculdade gratuita para a população. O vestibular para seleção dos alunos acontecerá em janeiro, para início das aulas em fevereiro.
A instituição é exclusivamente dedicada à Educação a Distância (EAD). Criada em 2012 como a quarta universidade estadual paulista, trata-se de uma fundação mantida pelo governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC para o oferecimento de cursos a distância.
A indicação das cidades foi feita pelo deputado estadual Chico Sardelli. “Meu papel como deputado é diminuir a distância entre o governo e as cidades. Agradeço a confiança do secretário de Desenvolvimento e vice-governador Márcio França e o governador Geraldo Alckmin. Está sendo muito importante o empenho dos prefeitos, dirigentes de educação e vereadores para que as cidades tenham uma universidade gratuita, com baixo custo, pois é o governo que mantém todo o funcionamento. São oferecidos cursos de graduação de alto nível e qualidade, com professores qualificados, totalmente gratuitos à comunidade”, comentou Sardelli.
Além de Santa Bárbara d’Oeste, Americana, Sumaré e Hortolândia também foram classificadas. Os municípios interessados entregaram uma carta de intenção ao diretor administrativo da Univesp, Ricardo Bocalon, em reunião realizada no escritório do deputado dia 17 de agosto. As prefeituras classificadas receberão agora as orientações técnicas para instalação da universidade virtual e devem indicar ao governo o local de funcionamento e os cursos que serão implantados.
O cronograma prevê ainda uma vistoria técnica no local em dezembro, para confirmar se a estrutura está compatível com as exigências do MEC. O vestibular para seleção dos alunos acontecerá em janeiro, para início das aulas em fevereiro. Outros municípios da Região Metropolitana de Campinas também classificados foram Engenheiro Coelho, Cosmópolis, Artur Nogueira e Jaguariúna.
Os professores da Univesp são da USP, Unicamp e Unesp. São oferecidas 50 vagas para cada curso, com aulas presenciais a cada 15 dias. Mas o polo funciona de segunda à sexta-feira, no período noturno, para que os alunos possam estudar, fazer pesquisas e exercícios, caso não tenham condições de fazer em casa.
A partir de 2018, os alunos que quiserem cursar uma faculdade gratuita a distância poderão fazer provas presenciais e receber acompanhamento na cidade. Os polos são espaços físicos nos municípios. Eles oferecem a infraestrutura necessária (computadores, impressoras e acesso à Internet) para o estudante participar das atividades da universidade como provas, discussões em grupo e dos trabalhos orientados por tutores. Nesses locais, também é possível solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
O AVA é a plataforma digital utilizada pelos estudantes para desenvolver as atividades acadêmicas, que incluem as vídeo-aulas e o acesso ao material didático, bibliografia e sistema para sanar dúvidas com os tutores. As inscrições para o vestibular podem ser feitas pelo site http://www.univesp.br.