Dia D do Outubro Rosa reúne pessoas na luta contra o câncer de mama

Conscientizar sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama e colo de útero foi o principal objetivo do Dia D realizado na manhã de sábado, no Centro Médico de Especialidades. O evento promoveu diversas atividades na busca de apoiar o movimento internacional que alerta os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce destes tipos de câncer, intitulado Outubro Rosa. 

As ações de prevenção continuarão durante todo o ano para levar informações sobre a importância da detecção precoce e o incentivo para que as mulheres conheçam suas mamas, façam exames preventivos e possam ficar atentas para alterações suspeitas. O evento contou com a participação da secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, que falou sobre a importância dessas atividades e como é difícil manter a autoestima alta após um diagnóstico de câncer de mama ou até mesmo após o tratamento.

Para a secretária, o objetivo foi trabalhar esse resgate e reforçar a importância dos cuidados preventivos. “Me  surpreendi com o resultado das ações, acho que está sendo maravilhoso para as pessoas que estão participando e uma das questões mais importantes deste ano, foi trazer as pessoas que realmente tem ou passaram por esse problema”, afirma.

A iniciativa contou com solicitações de mamografia, orientações sobre coleta de papanicolau, dinâmicas de grupo, desfile das mulheres guerreiras que lutam contra o câncer de mama, corte de cabelo para as mulheres em parceria com Instituto Mix de Santa Bárbara d’Oeste, quick massage para as mulheres em parceria com Faculdade Politec de Santa Bárbara d’Oeste, orientações nutricionais, orientações sobre o Programa “Saúde sem Tabaco”, informações sobre os serviços disponibilizados pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e roda de conversa sobre Reabilitação Funcional Pós-Mastectomia com fisioterapeuta.

“Durante o desfile com as mulheres, que tiveram e que estão tratando o câncer de mama, foi muito emocionante vê-las por um instante com maquiagem, com roupa da moda e desfilarem radiantes numa passarela foi a coisa mais gratificante de ver, por que não é um processo tão simples, tão fácil e ver os maridos acompanhando , alguns filhos, não tem como explicar esse sentimento de gratidão”, afirma.

Segundo a secretária, inserir os pacientes nessas atividades é uma forma de beneficiar o tratamento preventivo. “O dia D, em alusão ao câncer de mama, foi criado não só para oferecer esses momentos importantes, mas para colocar pra sociedade como se cuidar, não deixar avançar o problema e que tem solução se detectado precocemente. Tem como a gente cuidar. E aqui estão os exemplos de mulheres que foram tratadas, passaram por esse problema e estão aí hoje nos mostrando como é ser uma mulher guerreira. Meu sentimento é de emoção e de gratidão por estar vendo isso acontecer no município de Santa Bárbara”, finaliza.  


MAMOGRAFIA

No município não existe fila de espera para a realização do exame mamografia. Neste ano já foram realizados 2.493 mil exames – balanço realizado de janeiro a setembro. Durante os anos de 2015 e 2016, foram 3.552 e 3.829 mil mamografias, respectivamente. Para agendar o exame, a pessoa deve procurar a UBS mais próxima da sua residência ou o Centro de Referência em Saúde da Mulher, localizado na Rua XV de Novembro, 1.157, Centro.