Presidente da Apeoesp visita a Câmara em busca de apoio contra o “PL da Morte”

A presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, visitou, na manhã de ontem, a Câmara Municipal de Santa Bárbara d´Oeste. O objetivo da visita, acompanhada por parte da diretoria regional dessa entidade, foi pedir o apoio dos parlamentares barbarenses contra a aprovação do Projeto de Lei 920/2017, conhecido como “PL da Morte”, de autoria do Governo do Estado, atualmente em trâmite na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Pela proposta, o governo paulista só poderá aumentar os investimentos de acordo com a inflação do ano anterior.

Segundo a presidente da Apeoesp, essa medida, na prática, limita os investimentos em saúde, educação, segurança, entre outros serviços, prejudicando toda a população paulista, em especial os mais pobres que dependem da rede pública. “A escola pública já não tem tantos recursos, a segurança pública é frágil em todo o Estado. Não é um problema só do funcionário público, é um problema de toda população que paga impostos”, afirmou.

Quanto à necessidade do governo estadual reduzir despesas, Maria Izabel afirmou que o governo estadual alega a necessidade de pagar a dívida com a União, mas tal dívida poderia ser 80% menor se o governador Geraldo Alckmin não viesse praticando uma política de renúncia fiscal, beneficiando empresários, a qual já provocou um prejuízo aos cofres estaduais da ordem de R$ 178 bilhões. A presidente da Apeoesp também ressalta que esse projeto de lei foi apresentado numa conjuntura em que os serviços públicos estaduais sofrem com sucateamento e os servidores com a falta de valorização.

Na visita de ontem, ficou agendada a participação de representantes da Apeoesp na Tribuna Livre da sessão camarária do dia 14 de novembro. “Pretendemos alertar a população de que essa luta não é só dos servidores públicos, mas pela garantia do serviço público. Com a aprovação desse PL, certamente vamos caminhar para a privatização para quem puder pagar. Já para aqueles que não puderem pagar pelos serviços, é morte mesmo”, afirmou.


Encontro 

Em seguida, Bebel foi para sede da Apeoesp em Americana participar do Encontro de Representantes de Escolas e de Aposentados. O evento reuniu  professores da rede pública e aposentados da rede estadual das cidades de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d'Oeste para debater temas pedagógicos educacionais, campanha salarial e demais temas de interesse da categoria, como a análise e interferência no cotidiano escolar, Projeto de Lei 920/2017- PL da Morte, a Emenda Constitucional 95 e campanha salarial da rede estadual de ensino.

No encontro ficou decidido que na quinta-feira (8) os professores vão participar da atividade na câmara municipal de Americana contra a suspensão do feriado do dia 20 de novembro, dia da consciência negra; na sexta-feira,  dia 10/11, irão participar do ato conjunto com o funcionalismo no Palácio dos Bandeirantes; no dia 14/11/17, às 13h30,  irão participar de uma reunião com os vereadores e às 14h usar, também, a tribuna livre da Câmara de Santa Bárbara.