Somente serviços essenciais serão mantidos no feriado.

Por conta do feriado do Dia da Proclamação da República celebrado amanhã, dia 15 de novembro, alguns estabelecimentos públicos e privados terão alterações em seu funcionamento. As repartições públicas de Santa Bárbara d'Oeste encerram nesta terça-feira o expediente e retornam somente na quinta-feira, e apenas serviços essenciais serão mantidos.

A Câmara e o Fórum também fecharão apenas na quarta-feira o que ocorre ainda com os setores ligados ao Governo Estadual. Os supermercados, farmácias e postos de gasolina funcionarão de acordo com esquema estipulado por cada estabelecimento. Algumas empresas e indústrias trocarão o feriado para folga na sexta-feira, dia 17. 

O comércio de Santa Bárbara d’Oeste estará fechado e na quinta-feira abrirá em horário normal. O Tivoli Shopping vai funcionar no feriado das 14h às 20h (lojas e quiosques) e das 12h às 22h (alimentação e lazer). O VIC Center de Santa Bárbara também terá horário especial de funcionamento no feriado. A praça de alimentação vai funcionar das 12h às 22h, as lojas das 14h às 20h. O shopping abre no sábado das 10h às 22h sendo a praça de alimentação das 11h às 22h.

As instituições bancárias não vão funcionar no feriado, segundo informações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Quem tem conta com vencimento na sexta-feira (15), não precisa se preocupar porque o último dia para efetuar o pagamento sem juros será transferido automaticamente para a quinta-feira (16).

A entidade lembra que é possível utilizar os canais alternativos para pagamento de contas, como os caixas eletrônicos, o internet banking, o mobile banking, o banco por telefone e o correspondente. Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou nos correspondentes. Quem está cadastrado no DDA (Débito Direto Autorizado) pode efetuar o pagamento de boletos pelos canais eletrônicos, basta conferir o canal “pagamentos”, “DDA” e checar os boletos em aberto no seu CPF.

A Guarda Civil Municipal e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) estarão de plantão 24 horas. A Guarda Civil pode ser acionada pelos telefones 153, 0800-7728383 e 3457-9444, enquanto o DAE atende pelos telefones 3459-5900 e 0800-770-3459. O Grupo de Proteção Ambiental (153 e 3458-1388) e a Defesa Civil (199) também funcionam em regime de plantão 24 horas. 

Quem precisar de atendimento médico deverá recorrer ao Pronto-Socorro Dr Édison Mano (região central) e a Unidade Modular “Dr. Afonso Ramos” (Jardim Esmeralda). Para garantir entretenimento a população, os parques dos Ipês, Jacarandás e Araçariguama também vão funcionar normalmente.