Alunos se formam no PROERD

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) vem promovendo, ao longo da semana, a cerimônia de formatura dos alunos nas escolas Emefei “Prof. Purificacion Sanches Fonseca (Dona Pura) e no SESI (Serviço Social da Indústria). Mais de 90 crianças receberam o certificado de conclusão de curso. 

Durante a cerimônia estava prevista apresentações e o compromisso dos formandos de se “manterem longe das drogas e não praticarem a violência”. Desenvolvido pela Polícia Militar com apoio da Secretaria de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, o objetivo do programa é prevenir o uso de drogas nas escolas entre as crianças do ensino fundamental. 

Em Santa Bárbara d’Oeste os policiais militares Cabo Dorigon e Cabo Sérgio ministram as aulas.  Com duração de 17 semanas, alunos da rede pública de ensino participaram de encontros realizados uma vez por semana com policiais preparados para abordar o tema, com o objetivo de promover a prevenção. O programa já existe há 18 anos no município.

Na Emefei Dona Pura, cerca de 34 alunos com idades entre 10 e 11 anos receberam o certificado de conclusão de curso. No SESI, a iniciativa ocorreu com 60 alunos entre 6 e 7 anos, sendo o primeiro contato deles com o PROERD para no 5º ano participarem do curso completo. 

O programa oferece estratégias preventivas para reforças os fatores de proteção, em especial referentes à família, escola e comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de envolverem-se com drogas e problemas de comportamento. Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, auto-estima, empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida, independência, alternativas positivas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos.

No município, o programa também desenvolve palestras no projeto de cidadania “FAPE (Família, Amor, Paz e Esperança) – Quem ama cuida”, que atende famílias aos finais de semana abordando temas como a prevenção do uso das drogas. Contando com um grupo de pedagogos e educadores, o projeto percorre escolas municipais de Educação Infantil que atendem crianças de 0 a 5 anos, apresentando temas que estimulam a integração entre família e escola e também o cuidado com a criança, permitindo o avanço educacional e um desenvolvimento saudável.

FORMATURA GERAL ACONTECE EM DEZEMBRO

 A formatura geral do PROERD acontece 7 de dezembro, com a participação de todos os alunos do Ensino Fundamental participando de um grande evento no Estádio “Antônio Lins Ribeiro Guimarães”. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, escolas e famílias para oferecer atividades educacionais em sala de aula, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre as crianças e adolescentes.