SB tem mais de 500 casos de HIV/AIDS

O município barbarense registra 536 casos de HIV/AIDS em acompanhamento no Ambulatório de Infectologia em 2017. O número faz parte de relatório divulgado pela técnica de enfermagem Fabiana de Paula Furlan, durante a utilização da Tribuna Livre, da Câmara Municipal, na última terça-feira, dia 28 de novembro, a convite do vereador Celso Ávila  (PV). Ela explanou sobre o Dia Internacional de Luta Contra a Aids. 

De acordo com o relatório, 363 pacientes estão em tratamento antirretroviral. Neste ano, foram registrados 22 novos casos, sendo seis diagnósticos tardios. Desses 22 casos, 18 são do sexo masculino e seis do sexo feminino. A faixa etária de maior incidência é de 20 a 30 anos (adultos jovens). Também nove crianças expostas ao HIV, não é que descobriu neste ano, a mãe já tinha na gestação HIV. 

De acordo com a explanação da técnica, no caso do  HIV o paciente está com o vírus e Aids é a doença, portanto, não necessariamente todas as pessoas que tem HIV tem Aids. Atualmente, informou que está sendo realizada a campanha Fique Sabendo, que teve início no último sábado, dia 25 de novembro e segue  até o dia 1º de dezembro,  Dia Mundial de Luta contra a AIDS. O principal objetivo é ampliar o acesso da população ao teste rápido de HIV e Sífilis, visando a realização do diagnóstico precoce, a conscientização sobre a sua importância e auxiliar na construção de estratégias de prevenção a todas às IST´s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). 

Durante a Campanha,  coordenada pelo AMDIC (Ambulatório Médico de Doenças Infecto Contagiosas),  conforme divulgado pelo município, serão oferecidos testes gratuitos para diagnóstico e entregues kits com preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante para população de risco e materiais informativos sobre as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Em 2016, durante a Campanha "Fique Sabendo" no município, foram realizados 234 testes de HIV e Sífilis.

O AMDIC está situado na Avenida Sábato Ronsini, n° 203, na Vila Linópolis. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (19) 3454-8466, 3455-2490 ou pelo DISK AIDS: 0800-770-9160. O horário de atendimento é das 7 às 16h30.