Termina hoje a campanha "Fique Sabendo"

A Campanha “Fique Sabendo”, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste termina nesta sexta-feira. A data é alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A ação promove o diagnóstico precoce para início do tratamento e prevenir a contaminação pelo vírus HIV e pela Sífilis. O público-alvo é a população em geral, em especial os jovens. 

A iniciativa visa ampliar a conscientização da população. Quanto mais cedo as doenças forem diagnosticadas, maior a chance de tratamento com sucesso. As metas da campanha são testar pessoas sexualmente ativas que nunca realizaram o teste anti-HIV, acessar e sensibilizar pessoas mais expostas ao HIV e acompanhar todos os casos positivos até que cheguem à unidade de referência para acompanhamento e realizações de exames.

Em Santa Bárbara d’Oeste , a campanha vem sendo realizada no AMDIC (Ambulatório Médico de Doenças Infecto Contagiosas), no período das 8 às 15 horas. Já foram realizados 162 testes para detecção de HIV e de Sífilis e entregues kits com preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante para população de risco e materiais informativos sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Em todo o Estado, cerca de 350 mil exames serão ofertados por meio da mobilização dos 597 municípios que participam da décima edição da campanha, realizada anualmente por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP. As atividades são desenvolvidas por 597 cidades.

Na atividade, os pacientes que desejam realizar a testagem passam por aconselhamento, onde recebem todas as orientações sobre as infecções, vulnerabilidades, formas de transmissão e como são feitos os testes, tanto de HIV quanto da Sífilis. Após esse aconselhamento são encaminhados para realizar os exames.

Quando é diagnosticado HIV, o paciente é orientado sobre o acompanhamento que é realizado no AMDIC, sendo agendada coleta de exame para verificar a carga viral e de anticorpos, que são nossas células de defesa do corpo, posteriormente sendo marcada consulta com infectologista. O acompanhamento é pelo resto da vida. Também pode ser iniciada, após a avaliação médica, a medicação que ajuda no controle da doença e na diminuição da transmissão da mesma. 

Em relação à Sífilis, quando o teste rápido apresenta-se reagente, é colhido exame laboratorial para verificar se o paciente está com a doença no momento ou se é cicatriz de um tratamento anterior. Se for verificado que é uma transmissão recente, o paciente pode se tratar tanto no AMDIC como nas unidades de saúde, se preferir. 

O tratamento é simples e eficaz, com doses de antibiótico intramuscular, podendo durar de 1 a 3 semanas (com uma dose semanal). Após isso é realizado acompanhamento com novos exames para avaliar se houve cura ou não. Se confirmada a cura o paciente recebe alta não precisa mais realizar o tratamento.

O AMDIC está situado na Avenida Sábato Ronsini, 203, na Vila Linópolis. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (19) 3454-8466, 3455-2490 ou pelo DISK AIDS: 0800-770-9160. O horário de atendimento é das 7 às 16h30.