Alunos de sete unidades se formam no PROERD

A Polícia Militar de Santa Bárbara d’Oeste vem realizando as formaturas dos alunos que participam do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Ao longo da semana, alunos do 1º e 5º ano de sete unidades da Rede Municipal e Estadual participaram do evento. A cerimônia oficial com a presença de mais de 3 mil alunos acontece nesta quinta-feira, dia 7, no Estádio “Antônio Lins Ribeiro Guimarães”.

O PROERD desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo. 

O programa foi desenvolvido para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida, como autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.

Na última semana participaram das formaturas os alunos das escolas: CIEP “Leonel de Moura Brizola; CIEP Angélica Sega Tremacoldi; EMEFEI “Profª Gessi Terezinha B. Carneiro”; EMEFEI “Profª Maria Regina B. Carpim”; EMEFEI “Vereador José Luiz Gomes da Silva – Zelo”; CIEP “Carmelina Pellegrino Cervone”; Escola Estadual “Professora Jadyr Guimarães Castro” e EMEFEI “Anália de Lucca Furlan”.

Durante a cerimônia estava prevista apresentações e o compromisso dos formandos de se “manterem longe das drogas e não praticarem a violência”. Desenvolvido pela Polícia Militar com apoio da Secretaria de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, o objetivo do programa é prevenir o uso de drogas nas escolas entre as crianças do ensino fundamental. 

A formatura geral do PROERD acontece 7 de dezembro, com a participação de todos os alunos do Ensino Fundamental participando de um grande evento no Estádio “Antônio Lins Ribeiro Guimarães”. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, escolas e famílias para oferecer atividades educacionais em sala de aula, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre as crianças e adolescentes. 

Em Santa Bárbara d’Oeste os policiais militares Cabo Dorigon e Cabo Sérgio ministram as aulas.  Com duração de 17 semanas, alunos da rede pública de ensino participaram de encontros realizados uma vez por semana com policiais preparados para abordar o tema, com o objetivo de promover a prevenção. O programa já existe há 18 anos no município.


O intuito é encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência. Oferece ainda estratégias para desenvolvimento da competência social, noções de cidadania, habilidades de comunicação, auto estima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.