O município barbarense caminha para ter a Semana da Cultura Nordestina. Os vereadores barbarenses aprovaram na terça-feira, dia 5, por unanimidade, o Projeto de Lei 133/2017, de autoria do vereador Edivaldo Meira, o Batoré (SD), em parceria com Celso Ávila (PV) e Paulo Monaro, que institui essa Semana Cultural no calendário de eventos do município.
Agora o projeto segue para apreciação do prefeito Denis Andia (PV). Ele, por sua vez, poderá aceitar o projeto aprovado (sanção) e o transformar em Lei (promulgação), para que, após a publicação, possa ela ser observada e cumprida pela população. Essa semana cultural, conforme a emenda apresentada, deve ser realizada, anualmente, na segunda semana do mês de junho.
Na exposição de motivos os vereadores destacam que a instituição dessa Semana Cultural “vem confirmar o apreço, o carinho e respeito de todos nós, cidadãos barbarenses, por todos os nordestinos, que deixaram seu estado de origem para viver, trabalhar e construírem seus sonhos em nossa cidade. Pessoas verdadeiramente humildes, guerreiras, íntegras e trabalhadoras que aqui cresceram. Muitos se casaram, geraram filhos e fazem de Santa Bárbara d’Oeste uma cidade com muita diversidade cultural”.
E segue: “Portanto, este projeto tem por finalidade a realização de atividades com a participação ativa do povo nordestino e seus descendentes. Dentre essas atividades, a realização de uma grande festa com comidas típicas, artesanatos, produtos do Nordeste, músicas, danças, repentes e etc., trazendo a população momentos de alegria, entretenimento e lazer num ambiente bem familiar”.
O vereador Batoré destacou: “Eu tinha no meu coração um projeto para beneficiar o nordestino para demonstrar essas pessoas, que são humildes, batalhadoras e trabalhadoras. Esperamos que o prefeito Denis Andia venha sancionar esse projeto”, disse. Ele relatou que a proposta é a semana ser realizada em junho e ser feita no Centro Social Urbano ou na antiga Usina Santa Bárbara. “Acredito que vai dar para mostrar muita coisa, a qual o povo do nordeste sabe fazer e tem mostrado no Brasil e exterior”, finalizou.