Rede Municipal: aulas terminam dia 21

A Secretaria de Educação de Santa Bárbara d’Oeste divulgou, ontem, o calendário escolar. O último dia de aula dos alunos da Rede Municipal de Ensino é dia 21 de dezembro (quinta-feira). Já o retorno dos alunos às aulas  acontece dia 7 de fevereiro (quarta-feira) de 2018.

Ao todo, mais de 15 mil alunos abrangem a Rede Municipal que é formada por 46 unidades escolares que atendem Educação Infantil (0 a 3 e 4 e 5 anos), Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). O corpo docente também entra em recesso no mês de dezembro.

Na Rede Estadual de Ensino seguindo o calendário escolar divulgado no início do ano, as 34 escolas realizam simultaneamente o encerramento das atividades do ano letivo de 2017 também no dia 21 de dezembro. O início do ano letivo de 2018 será no dia 1º de fevereiro.

As matrículas seguem abertas durante todo o ano letivo em qualquer unidade escolar de São Paulo. O cadastro é presencial e pode ser feito na escola mais próxima de casa ou local de trabalho. É preciso apresentar documento de identidade original (Certidão de Nascimento ou RG) e comprovante de residência.

O pai ou responsável deve procurar qualquer escola pública e solicitar a inscrição. O aluno, então, será encaminhado para a escola pública mais perto de sua residência, onde houver vaga.


EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS

A EJA – Educação para Jovens e Adultos é uma das opções para quem está atrasado com os estudos e pretende regularizar a situação, para dar sequência na formação. Dividida em termos, a EJA oferece o ciclo Fundamental aberto a estudantes com idade mínima de 15 anos e com duração de quatro semestres. 

Já o Médio é voltado a candidatos acima de 18 anos e conclusão em três semestres. Além da atenção ao currículo oficial, o projeto pedagógico é propor aulas que dialoguem com a vida profissional e cotidiano dos alunos.