Hoje tem Bonenkai na Estação Cultural

Chega ao fim mais um ano das oficinas do projeto “Judô Socioeducativo”, realizado pela Estação Cultural da Fundação Romi em conjunto com a Associação Paulo Alvim de Judô de Atibaia (APAJA) e apoio cultural da Secretaria Municipal de Promoção Social de Santa Bárbara d´Oeste por meio do Fundo Municipal de Assistência Social de Santa Bárbara d’Oeste do Conselho Municipal de Assistência Social. 

Para celebrar o encerramento do sexto ano de projeto será realizado o Bonenkai – uma tradição japonesa que acontece em dezembro como despedida do ano velho. Nele, na Estação Cultural, cerca de 100 judocas, crianças e adolescentes, receberão a nova graduação marcando a evolução de seu desempenho ante 2017. Cada cor da faixa simboliza um ciclo de aprendizagem. No Brasil, segue-se a seguinte ordem de cores: branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta.

O evento acontece hoje no Armazém da Estação, a partir das 19h30. Iniciada em 2012, a oficina, que já recebeu aproximadamente 1000 (mil) crianças ao longo de sua vigência, é gratuita e voltada para crianças e adolescentes a partir dos cinco anos, sobretudo, estudantes da rede pública de ensino no contraturno de suas atividades escolares. 

As aulas de judô promovem a inclusão social e a aquisição de componentes morais e éticos, indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso de caráter do cidadão, aumentando o número de atendimentos às crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social de Santa Bárbara d’Oeste.

Para professora responsável pelo projeto e educadora física Angélica da Silva, que é judoca, o esporte é hoje uma profissão promissora e com reais perspectivas de crescimento no Brasil e no exterior. “Leva as crianças a mais uma oportunidade para se inserir na nossa sociedade, o projeto também desperta o interesse pela prática desportiva, hábito que quando adquirido nesta faixa etária acompanha o individuo por toda a vida”, comenta a “sensei”, mestre em japonês, Angélica.

O objetivo do Judô Socioeducativo é o desenvolvimento do serviço de convivência e o fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes do município, e a oficina acontece toda quarta-feira e sexta-feira na Estação Cultural, nos períodos da manhã e tarde, no contraturno escolar. 

Nas aulas são usados materiais didáticos de apoio pedagógico que ajudam no melhor resultado do trabalho aplicado, principalmente nas atividades lúdicas que visam o desenvolvimento da coordenação motora, cooperação e desenvolvimento cognitivo. Para 2018 já estão abertas inscrições aos interessados em participar do projeto. 

As atividades retornam em 24 de janeiro de 2018, e será oferecida em três horários: das 9h às 10h20, das 13h10 às 14h10 e das 14h10 às 15h10. As inscrições podem ser feitas de terça a sexta das 09h30 às 17h30, aos sábado das 08h30 às 16h30 e, aos domingos, das 08h30 às 11h30.

As inscrições para 2018 podem ser feitas, presencialmente, de terça a sexta das 09h30 às 17h30, aos sábado das 08h30 às 16h30 e, aos domingos, das 08h30 às 11h30. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830 ou pelo site: www.estacaocultural.org.br.