Pacientes se aglomeram em frente de UBS do Romano para marcar consulta

Na manhã de ontem, pacientes da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Conjunto Habitacional Roberto Romano se aglomeravam na entrada da unidade de saúde para marcar consultas. A situação gerou indignação e reclamação dos pacientes. 

O problema foi relatado nas redes sociais pela paciente Fran Bettini. Ela informou que teve gente  que chegou ao posto às 4 horas. Outra paciente escreveu: “Estou aqui também,  tem idosos desde às 4h, é uma covardia e chega na hora e ainda não consegue consulta”, disse. 

Outro pediu: “Você precisa de consulta, tem que melhorar esse agendamento e se contar que é uma vez por mês que consegue”. Mais uma comentou: “Gente é horrível mesmo, aqui na Cidade Nova é uma vez por mês para marcar consulta, é muita gente que não tem como você ficar o dia todo com duas crianças para conseguir a vaga ".

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d'Oeste informou, por meio da assessoria de imprensa, que em todo início de mês a procura pelas UBSs para agendamento de consultas é maior. Porém, os agendamentos podem ser realizados também em outros dias respeitando o número de vagas disponíveis para cada especialidade. “Como ocorre habitualmente, a unidade foi aberta às 7 horas e todas as pessoas foram devidamente acolhidas”. 

O setor de comunicação ressaltou ainda  que, desde abril do ano passado, um novo sistema de atendimento foi implantado no Município, priorizando a avaliação caso a caso e encaminhando o paciente para atendimento com algum profissional da unidade no mesmo dia em que é feito o acolhimento, sem necessidade de agendamento. Este é o Zera Fila da Saúde, que já foi implantado nas UBSs do São Fernando, Esmeralda e Planalto do Sol 2. A meta é estender este modelo de atendimento a todas as unidades de saúde do município até o final deste ano.

Outro avanço, segundo a assessoria,  que a região terá em breve é com a nova UBS do Romano e Laudissi, entre as ruas Profeta Jeremias e Profeta Isaías. A obra avança, já com serviços de alvenaria, colocação de calhas, entre outros. Com uma estrutura de 658 metros quadrados de construção, a nova UBS será uma das maiores em Santa Bárbara d’Oeste.