População enfrenta fila para marcar consulta agora na UBS da Cidade Nova

Ontem, foi à vez dos pacientes que procuraram a UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Hélio Furlan, no bairro Cidade Nova, enfrentarem fila para marcar consulta na unidade de saúde. O posto ficou lotado ao longo de todo o dia. 

Após, situação semelhante na UBS Dr. Célio Faria, entre o Jardim Laudissi e Conjunto Habitacional Roberto Romano, na segunda-feira passada, moradores  da zona leste reclamaram do atendimento. A situação foi acompanhada pelos  vereadores Antônio Carlos  Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), Paulo Monaro (SD) e Valdenor de Jesus, o Jesus Vendedor (DEM). Os parlamentares foram chamados pelos cidadãos. 

O problema acontece devido a abertura da agenda  de consultas dos médicos. Os pacientes começaram a chegar à unidade de saúde ao amanhecer. A fila chegou até a rua.  Segundo o vereador Paulo Monaro, tomou conhecimento que foram distribuídas  mais de 400 senhas no posto, sendo que começou a distribuição das senhas às 10 horas. Para ele, é inadmissível e lamentável essa situação. “Nós pretendemos pedir providência para a Secretaria de Saúde”, disse. 

O vereador Carlão Motorista quer providências. "É um absurdo ver como a população está sendo tratada quando precisa cuidar da saúde aqui na cidade. Ontem foi no Romano e hoje na Cidade Nova, tudo isso apenas para agendar uma consulta. É inadmissível que a prefeitura e a secretária de saúde enxerguem isso como aceitável. Vamos demandar providências e pedir que a secretaria reveja esse sistema que logo nos primeiros dias se mostrou completamente falho e adote um sistema justo com os cidadãos e não com as vontades da Administração."

Segundo a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da assessoria de imprensa, todo início de mês a procura pelas UBSs para agendamento de consultas é maior. Porém, os agendamentos podem ser realizados também em outros dias respeitando o número de vagas disponíveis para cada especialidade.

“Como ocorre habitualmente, a unidade foi aberta às 7 horas e todas as pessoas foram devidamente acolhidas.Vale ressaltar que, desde abril do ano passado, um novo sistema de atendimento foi implantado no Município, priorizando a avaliação caso a caso e encaminhando o paciente para atendimento com algum profissional da unidade no mesmo dia em que é feito o acolhimento, sem necessidade de agendamento. Este é o Zera Fila da Saúde, que já foi implantado nas UBSs do São Fernando, Esmeralda e Planalto do Sol 2. A meta é estender este modelo de atendimento a todas as unidades de saúde do município até o final deste ano”, informou a pasta.