Viação suspende linhas por baixa procura em Santa Bárbara

Quatro linhas da Viação Piracicabana serão suspensas em Santa Bárbara d’Oeste. O motivo, segundo a empresa, é a baixa procura por parte dos passageiros. O anúncio foi feito nesta semana e chamou a atenção de munícipes. A empresa ainda informou que vai alterar o horário de mais duas linhas.

A suspensão, segundo a Viação Piracicabana, é por um período de 90 dias, sendo os horários: 10h30, 13h30, 16h30 e 17h30 com o itinerário de Piracicaba passando por Santa Bárbara e tendo destino final Americana. O motivo é a baixa procura por parte dos passageiros.

No comunicado, a empresa informa que dentro da lei e regulamentada por meio da portaria nº08 de 28/06/2006 da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo). Alguns munícipes reclamaram dos horários suspensos.

“Não haverá nenhuma linha durante o período da manhã e da tarde. Muitos utilizam o das 10h30 e ficará complicado”, disse Eleuza da Silva dos Reis. A empresa também divulgou que irá alterar os horários de linhas das 18h e 19h para 18h30 e 19h30, a partir do dia 15 de janeiro.

A assessoria de imprensa da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) informou a portaria nº 8 prevê que a empresa pode suspender até 30% dos horários caso não haja demanda. “A empresa está atendendo o que está previsto na portaria. Nossa área técnica consultou a empresa Viação Piracicaba e foi informado que o comunicado será alterado, uma vez que o horário das 18h será suspenso e o das 19h continuará sendo realizado".

Em nota, a agência esclareceu ainda que será publicado em breve um edital para a primeira concessão internacional do Transporte Intermunicipal de Passageiros do Estado de São Paulo. "Vale destacar que todo o Sistema de Transporte Intermunicipal que engloba as viagens feitas entre os 645 municípios paulistas será reformulado e modernizado”, disse.

O edital será publicado nas próximas semanas para a primeira concessão internacional do Transporte Intermunicipal de Passageiros do Estado de São Paulo. O novo modelo propõe que a operação seja feita por cinco concessionárias, alocadas em cinco áreas do Estado, o que aumentará a viabilidade econômico financeira das concessões e do Sistema como um todo, resultando em maior qualidade no transporte e eficiência mesmo nas linhas de menor demanda. “Com isso, será possível implementar uma série de benefícios para os passageiros que viajam diariamente nos ônibus intermunicipais paulistas".