Nova tarifa da EMTU começa a valer a partir de terça-feira na região

As passagens para os ônibus intermunicipais da Região Metropolitana Campinas (RMC) vão ficar mais caras a partir do dia 16. O reajuste engloba as linhas dos coletivos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). Os preços das tarifas variam conforme o trajeto.

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) informou, ontem, que passam a vigorar os novos valores das tarifas de transporte por ônibus intermunicipais na Região Metropolitana de Campinas. O índice médio será de 4,06%, inferior ao praticado em 2017, que foi de 7,06%. 

O aumento de 12% no combustível foi o que mais pesou na composição do reajuste, que levou em conta também a elevação do custo da mão-de-obra (entre 4% e 4,5%), da manutenção dos veículos (5%), além da inflação acumulada no período e de cláusulas contratuais com as empresas operadoras.

Atualmente as linhas que circulam entre Americana e Santa Bárbara d’Oeste custam de R$3,85 à R$3,90. Os valores, que variam de acordo com a extensão da linha, poderão ser consultados a partir das 17h hoje na página da EMTU na internet: www.emtu.sp.gov.br.