Chuvas: primeira quinzena do ano registra 70,9mm

A precipitação da primeira quinzena do mês de janeiro soma 70,9 milímetros. Segundo informações do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste os índices do primeiro mês do ano são altos. A estimativa para o mês inteiro é de 250 mm.

Em 2016, a cidade registrou 330,40 mm e em 2017 o índice foi de 225,00 mm. A previsão é de mais chuvas durante toda a semana. Segundo a previsão do tempo do Cepagri da Unicamp, o tempo continuará instável com o céu variando entre parcialmente nublado e nublado com pancadas de chuvas preferencialmente à tarde, na região. 

Há possibilidade de chuvas localmente fortes com temporais. A temperatura máxima é de 29ºC à tarde e mínima de 18ºC na próxima madrugada. O alerta segue para a umidade relativa do ar que podem registrar até 50%, considerada mínima. 

A Defesa Civil segue em alerta nos próximos dias. Os agentes vem atuando no monitoramento meteorológico, de área de risco, averiguações diversas, vistorias técnicas, interdições, entre outras ações. De acordo com o órgão, as ações anti-enchentes realizadas desde 2013 têm evitado o transbordamento do Ribeirão dos Toledos e em bairros com risco de alagamentos.

As ações preventivas também consistem no monitoramento meteorológico diário, monitoramento das áreas de risco com a presença de equipes e viaturas da Defesa Civil nas áreas mapeadas, vistorias de campo que são realizadas de acordo com acumulado de chuva elevado, identificação de risco ou por solicitação de munícipes e monitoramento hidrológico que estabelece monitoramento e vistoria sobre a área da sub bacia do Ribeirão, incluindo vistorias preventivas nas barragens.