Voltas às aulas do NEI: alunos contam com novidades em 2018

Os alunos do NEI retomaram suas rotinas escolares na última segunda-feira, 29 de janeiro. O receptivo, no Núcleo de Educação Integrada, envolveu um tour pelos espaços da própria escola e de toda a Fundação Romi – são 50mil m2 de área verde e mais de 5 mil m² de edificações que abrigam, além do NEI, a sede administrativa da Fundação Romi e o Centro de Documentação Histórica.

Os alunos revisitaram esses espaços e, os novos ingressos, foram ambientados e estimulados à ocuparem e usufruírem toda a estrutura que a Fundação Romi disponibiliza aos alunos do Núcleo de Educação Integrada. 

De acordo com Ericka Vitta, diretora do Núcleo de Educação Integrada, o ano de 2018 será marcado como um “marco” de crescimento da escola nos aspectos estruturais e educacionais. “Viver esse momento histórico significa nos comprometer com a qualidade dos serviços prestados à comunidade e assim, lapidarmos o processo educativo para brilhar ainda mais. Novos espaços, recursos pedagógicos e formação continuada dos educadores aliados a essência dos princípios pedagógico adotados pelo Núcleo de Educação Integrada, deverá alavancar as metas traçadas e almejadas para esse ano”, disse.

Para 2018, a diretora destaca as novidades para os alunos. “Preparamos com afinco para inovar, planejar 2018 e surpreender nossos alunos. Nosso objetivo é ofertar mais oportunidades para que exerçam seu protagonismo ativamente através dos desafios e projetos que desenvolverão ao longo do ano. Intensamente eles assumirão o processo educativo e atuarão como agentes de transformação na sociedade como voluntários, representantes de classe, equipes de ajuda mutua entre pares, estudos culturais externos e participação efetiva das comemorações dos 200 anos de Santa Barbara”, afirma.

Faz parte da metodologia de ensino do Núcleo de Educação Integrada a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). “O Homem: a medida de todas as coisas” será o tema gerador do ano de 2018, assuntos como a Evolução, Diretos e Deveres, Ética e Cidadania e reflexões sobre Vida, Valores e Família estarão presentes nos subtemas. Os alunos serão desafiados a buscarem outros temas e problemas que julguem estar afetando o homem (ser humano) em sociedade, propor possíveis soluções e criar “protótipos” que materializem suas ideias será a grande diferença desse ano. Atuamos para formar jovens que busquem melhorar o mundo que vivem, assim desenvolveremos habilidades para conhecer, compreender, analisar, sintetizar, avaliar e criar, significando e, desta forma, os conceitos trabalhados na escola”, afirma.

O Núcleo de Educação Integrada sempre promove uma série de ações culturais, tanto voltadas para a comunidade escolar quanto para a população barbarense e do entorno. “Estamos planejando uma série de ações que vão deste promover relações aproximativas entre alunos e a comunidade externa, até compor o calendário do ducentenário de Santa Bárbara d´Oeste. Nossa agenda cultural este ano conterá atividade de escotismo com acantonamento, escolhas vocacionais com convidados atuantes no mercado, integração família na escola, festival de pipas, mostra científica, ciclismo, ação solidária com a comunidade e um musical especialmente preparado para os 200 anos de Santa Bárbara. Literalmente, será um ano espetacular”, finaliza.