SB é destaque em ranking nacional de Saneamento Básico

Santa Bárbara d´Oeste está entre as cidades com melhores índices de Saneamento Básico do País, conforme o Ranking de Universalização do Saneamento – edição 2017,  elaborado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). O levantamento analisou os dados de 231 municípios com mais de 100 mil habitantes, de todas as regiões. 

No último dia 5 de fevereiro, a ABES promoveu o Simpósio ABES da Universalização do Saneamento.  Um público de mais de 200 pessoas, entre especialistas, profissionais do setor e representantes de municípios do Ranking – edição 2017 reuniu-se para debater os dados do levantamento e premiar as 14 cidades classificadas na categoria “Rumo à universalização”.

De acordo com seus indicadores, os municípios foram reunidos em três grupos: Rumo à universalização (pontuação acima de 489); Compromisso com a universalização (de 450 a 489); e Primeiros passos para a universalização (abaixo de 450). No estudo, os municípios foram avaliados nos itens abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação de resíduos.

Apenas 6% dos municípios avaliados se enquadram na categoria “rumo à universalização”. Outras 18% estão enquadradas em “compromisso com a universalização” e a maioria, ou seja, 76% dos municípios foram enquadrados na categoria “primeiros passos para a universalização”.

O município barbarense se classificou na faixa Compromisso com a universalização, ficando  na posição 25 entre as 41 cidades que conseguiram pontuação acima de 489 pontos. A pontuação total de Santa Bárbara foi de 464,69 pontos. Nos itens coleta de lixo e destinação adequada de resíduos sólidos a cidade conseguiu pontuação máxima. Em abastecimento de água  a nota foi (99,21); coleta de esgoto (99,21) e tratamento de esgoto (63,65) e internações a taxa foi de (9,99). 

Na região Piracicaba ficou em primeiro lugar entre as 14 cidades que conseguiram pontuação acima de 489 pontos. Limeira aparece em nono também nesta faixa. Já Americana se classificou na 10ª posição na faixa compromisso com a universalização, a mesma de Santa Bárbara. 

 

Saiba mais 

Apresentado pela primeira vez no Congresso ABES/Fenasan, em outubro de 2017, o Ranking utiliza dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, e cruza estes dados com as informações disponíveis sobre as doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado (DRSAI). Essas doenças constam no Datasus, sistema de informação em saúde do Ministério da Saúde.