Carnaval: Santa Bárbara terá programação diversificada

Para quem vai cair na folia, os barbarenses terão este ano, uma programação extensa na cidade. Além do Carnaval Popular na Praça Central, a Sodave (Sociedade Dançante dos Veteranos) promoverá na terça-feira, dia 13, o tradicional Baile de Carnaval e o Esporte Clube Barbarense também oferece opções para toda a família. 

Este ano, a Prefeitura retoma o Carnaval Popular para celebrar os 200 anos da cidade. Com o tema “S.Bárbara Carnaval DuzEnta”, adultos, jovens e crianças poderão se divertir ao ritmo das marchinhas e sambas-enredo tradicionais, que marcaram época, na Praça Central, entre os dias 10 a 12 de fevereiro. A programação é gratuita e para todas as idades. 

O nome da edição “S.Bárbara Carnaval DuzEnta” é inspirado nas décadas “entas”, dos anos 50 a 90, em que Santa Bárbara viveu o tradicional carnaval de rua com blocos e carros alegóricos, além da folia de salão em clubes – homenageando o passado e celebrando a nostalgia na comemoração dos 200 anos do Município. Além dessa analogia, o “DuzEnta” faz menção ao bicentenário da cidade.

Hoje, a folia começará, a partir das 18 horas, com apresentações gratuitas da banda Yes Brasil e banda Arte Nativa, focados em marchinhas e samba-enredo. O domingo (11) terá uma matinê voltada às crianças a partir das 15 horas. A ideia é que os pais levem seus filhos para “pular” carnaval na Praça Central – como antigamente. Até às 20 horas, haverá apresentações da banda Yes Brasil e da Corporação Musical União Barbarense, que completará 120 anos em maio. 

O último dia, segunda-feira (12), encerra o “S.Bárbara Carnaval DuzEnta”. Às 18 horas sobe ao palco a banda Yes Brasil e, em seguida, banda Alto Astral e passistas. A edição na Praça Central também contará com food trucks com cardápio diversificado e divulgado em breve. 

Na Sodave o tradicional Baile de Carnaval acontece na terça-feira, dia 13. Com início às 20h30, o evento contará com as famosas marchinhas de carnaval. A entrada tem o valor de R$10 e é aberto a todas as idades.   

Bem à moda antiga, com repertório formado por marchinhas, sambas e sucessos carnavalescos de todos os tempos, o baile que é realizado desde o início das festas da Sodave em Santa Bárbara d’Oeste, será retomado este ano sendo uma das iniciativas da nova administração do local. 

A atração da noite será a banda paulistana Star Socios. Segundo o presidente Enrique Melo, a atividade além de promover a socialização a essas pessoas faz com que elas revivam, com muita alegria, os carnavais de antigamente. Com o salão multiuso todo decorado, o evento animará os presentes com as tradicionais marchinhas de Carnaval.

Os interessados não precisam reservar mesas antecipadamente e o estacionamento também é gratuito. O salão é climatizado. O baile ocorrerá na sede do clube, na Rua Potiguares, 850, no Distrito Industrial. Outras informações pelo telefone (19) 3455-2238.

O Esporte Clube Barbarense também realizará uma programação voltada para o festejo do Carnaval. No dia 9 a programação dará início às 21h com o grupo Samba D’Aninha. No dia 10 será a vez do Grupo Alto Astral também às 21h. No Bar também haverá samba nos dias 11 e 13, às 18h, com o Grupo Retrosamba.  

Mantendo a tradição, o clube promoverá ainda as tradicionais matinês, voltada a toda família. O evento acontece nos dias 11 e 13, a partir das 15h, no salão social do Barbarense. As matinês contarão ainda com animação eletrônica e os ingressos podem ser adquiridos pelo telefone (19) 3455  5505.

A folia também está garantida para as crianças no Tivoli Shopping. Os pequenos poderão se divertir na matinê de hoje, das 14h às 18h. O local, localizado na Entrada A, em frente à loja Riachuelo, será especialmente decorado com tema carnavalesco.

DJs e recreadores irão animar os pequenos foliões com as músicas que estão nas paradas do Carnaval. A ideia é que os pais tragam os filhos fantasiados para aproveitarem a tarde de festa.

“As crianças podem caprichar no visual para curtirem nosso Bailinho de Carnaval, preparado especialmente para divertir os pequenos nessa data tão típica e animada”, destaca a coordenadora de marketing do Tivoli Shopping, Paula Funichello.