Santa Bárbara registra pontos rápidos de alagamentos

A Quarta-feira de Cinzas foi marcada por chuvas em toda a região. Em Santa Bárbara d’Oeste, pontos rápidos de alagamentos foram registrados em alguns pontos da cidade. Ontem, o índice pluviométrico chegou a registrar mais de 40,2 milímetros. A previsão é de mais chuvas nos próximos dias.

Uma das regiões mais afetadas foi o Jardim São Francisco I. A Rua Potiguares ficou tomada pela água que chegou a atingir veículos que estavam estacionados. Segundo moradores e pessoas que trabalham naquela região esse problema é comum em dias chuvosos.  

A previsão do tempo segue chuvosa nos próximos dias. Nas próximas 48 horas, o tempo estará instável com chuvas, na região Há potencial para chuvas fortes e temporais. Na sexta-feira, as instabilidades perdem força e ocorrem pancadas de chuvas mais isoladas. Temperatura máxima de 24ºC e mínima de 18ºC na próxima madrugada. Umidade relativa do ar elevada.

A Defesa Civil está monitorando áreas e fazendo o trabalho preventivo para evitar algumas situações. “Estamos empenhados para cumprir com o objetivo da Administração Municipal que é cuidar dos barbarenses. Para acionar a Defesa Civil a população pode ligar nos telefones 199 e (19) 3454-1279, que funcionam 24h por dia para receber as informações”, frisou.

Segundo a Defesa Civil algumas orientações são importantes em casos de inundações e alagamentos e risco de contaminação com a água da chuva. “A Defesa Civil de Santa Bárbara se preocupa com a vida. Estaremos monitorando áreas e fazendo o trabalho preventivo para evitar algumas situações”, disse.

Outras recomendações importantes é não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou ser contaminadas, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose e em caso de áreas de risco, se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro. 

Após as chuvas, a Defesa Civil orienta não usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito; tomar cuidado com a água que for beber. Veja se não foi contaminada pela inundação, o que traz sérios riscos à saúde; cuidado também com os alimentos: os atingidos pela água estão contaminados e em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo ou de qualquer outro sintoma de doenças, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.