CEDOC recebe 1ª Mostra de Artes 2018
Sob a curadoria do produtor cultural Carlos Augusto Rossi de Almeida e da artista plástica Cibele Nakamura, o Centro de Documentação Histórica recebe, entre os dias 23 de fevereiro e 23 de março, a mostra “Ateliês: a magia da arte cerâmica” no hall da Fundação Romi.
Com entrada franca, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, a exposição conta com a participação de ceramistas e ateliês e várias cidades do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. São 30 participantes e mais de 50 obras em exibição.
O curador Carlos Augusto enfatiza que cerâmica vem acompanhando a história do homem, deixando pistas sobre civilizações e culturas que existiram há milhares de anos. Ela nasceu no momento em que o homem começou a utilizar-se do barro endurecido pelo fogo.
“A intenção dessa mostra é proporcionar ao público obras executadas por novos talentos, que despontam sob a orientação de renomados mestres ceramistas para o mundo das artes, interagindo e propondo temas importantes para o conhecimento da população e proporcionando a exibição de peças únicas e inéditas”. E continua, “todo esforço em prol da Arte Cerâmica praticada no Brasil tem seu valor. Cada conquista representa uma evolução na jornada traçada pelo talento artístico de cada ceramista, a mostra prestigia novos talentos da arte cerâmica”.
A abertura oficial da mostra “Ateliês: a magia da arte cerâmica”, com a presença dos curadores e dos artistas expositores, acontece às 15h, no hall do CEDOC da Fundação Romi, no dia 23 de fevereiro de 2018.
“Todos estão convidados para prestigiarem este momento. A mostra conta com grande variedade temática, técnica e de materiais. A iniciativa, realizada no CEDOC da Fundação Romi, um espaço importante e de grande tradição da cidade de Santa Bárbara e região, abre a possibilidade de trazer expoentes da arte cerâmica para o município. A exposição estabelece novos intercâmbios, ampliando o conhecimento das práticas artísticas para o grande público, democratizando o acesso à cultura e criando novos horizontes para a cerâmica de ateliê”, conclui Carlos Augusto.
O CEDOC da Fundação Romi fica à Av. João Ometto, 118, Jardim Panambi em Santa Bárbara d´Oeste. O agendamento de turmas escolares ou grupos (acima de cinco pessoas) pode ser realizado através do telefone (19) 3499-1558, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 ao meio dia e das 13h às 17h. Mais informações em www.fundacaoromi.org.br.