Atendimento no PS Edison Mano ganha reforço de futuros médicos

Um convênio entre a Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste e a Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic, de Campinas, reforçou o atendimento aos pacientes do Pronto-Socorro “Edison Mano”. Futuros médicos, alunos do 5º ano da instituição de ensino, realizam estágio na unidade médica.  Todos os atendimentos são supervisionados pelos médicos plantonistas, sob coordenação do médico responsável técnico da unidade.

São quatro alunos do 5º ano do curso de Medicina atuando no Pronto Socorro a cada cinco semanas. O estágio iniciou na primeira quinzena de janeiro e deverá se estender por todo o ano letivo, acompanhando o calendário da instituição de ensino. De acordo com cronograma e escala da Faculdade, todos os alunos do 5º ano do curso irão passar pelo estágio no Pronto Socorro.

Para a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, a parceria deverá ser ampliada e trará ainda mais benefícios a todos os envolvidos. “O prefeito Denis Andia nos orienta a sempre buscar alternativas para aperfeiçoar o atendimento da Saúde oferecido à população”, disse. “Além do reforço no atendimento no Pronto Socorro, estamos iniciando tratativas com a Faculdade para utilização do seu laboratório, visando o treinamento de nossos médicos em cursos de atualização em ATLS, ACLS (cursos de atualização em atendimento de urgência/emergência). Além disso, em 2019 pretendemos estender o estágio dos alunos para área de clínica médica do Hospital Santa Bárbara”, complementou Lucimeire.

Durante o estágio, os alunos iniciam contato com pacientes de urgência e emergência, prestando atendimento supervisionado pelos médicos de plantão, incluindo consultas, suturas, evolução, solicitação de exames, análise de exames e solicitação de internação.

“Nesta fase de implantação do sistema informatizado, os alunos estão sendo muito importantes no auxílio aos médicos plantonistas, até pela maior facilidade no manejo deste tipo de ferramenta. Além disso, existe o ganho clínico, com o auxílio nos atendimentos, realização de procedimentos e discussão de casos com os médicos plantonistas, algo que instiga os nossos profissionais a buscarem constante atualização”, destacou o responsável técnico do P.S., Luis Fernando Mitsuo Maeda.