Barbarenses são premiados no Concurso de Desenho Toyama

Os desenhos enviados por nove estudantes da rede foram selecionados no Concurso de Desenho Toyama 2017 – “Descobrindo Gokayama, Patrimônio Mundial da Humanidade”. Dois alunos barbarenses da Escola Estadual Profº Jorge Calil Assad Sallum no Residencial Furlan foram premiados na competição. A cerimônia de entrega será realizada amanhã, na Secretaria Estadual de Educação em São Paulo.

A aluna Manoela Brito Lopes do 8º Ano B com o título da obra “Gokayama simplesmente” e o aluno Luiz Gustavo Cinatri do 9º Ano B com o título da obra “Gokayama” receberão as honrarias nesta segunda-feira. Este é o segundo desenho elegido do estudante Luiz Gustavo que foi selecionado na premiação “Brasil-Israel: Terra de Imigrantes” no ano passado.  

A orientadora, Luciana Pascon Forti, parabenizou a conquista dos alunos. “Essa é mais uma vitória dos nossos alunos e estamos extremamente felizes com essa premiação”, disse. A professora de Artes também ressaltou a importância do concurso. “A competição visa valorizar e preservar a Cultura do Japão, incentivando sua pesquisa e difusão sobre a produção artística de alunos de escolas públicas de diferentes estados, reunindo em um mesmo espaço”, disse.

Os finalistas foram encaminhados ao IPHAN (protocolo/Processo nº 2341/2017/48), para o devido cadastro como obras de arte, antes de serem remetidos para Toyama, no Japão. Além dos dois alunos de Santa Bárbara d’Oeste, também foram selecionados: Vinicius santos Guedes e Yuri Salomão Verdasca Pereira, de Carapicuíba; Amanda Beatriz Rossini Chiacchio e João Victor Azevedo, de Jaú; Maria Fernanda Castadelli Braga e Giovanna da Silva Carvalho, de São Paulo e Jennifer Yukari Santos, de São Roque.

Os desenhos escolhidos fizeram parte do Festival de Toyama, evento que aconteceu em setembro na cidade oriental e que busca reunir em um mesmo espaço diversos campos da Arte, como teatro, dança, tradições japonesas, artes plásticas e literatura. Os professores e alunos responsáveis pelos 15 trabalhos selecionados ainda receberão um certificado de participação.

Para essa edição do Concurso de Toyama, a produção dos desenhos foram embasadas a partir de pesquisa sobre a área de Gokayama, localizada no centro da Cidade de Nanto, na Província de Toyama. A técnica e o material de pintura eram livres, mas algumas regras sobre a produção da representação precisavam ser obedecidas. 

Os desenhos foram produzidos em sala de aula, sob a orientação de um professor, o responsável pela autenticidade da produção. Cada aluno concorreu com apenas um desenho, elaborado individualmente. A dimensão adequada retangular foi obedecida em todas as obras selecionadas, de 40cm a 55cm. No verso, estão indicados o nome do autor, bem como a data de nascimento e idade, o sexo e o título da obra.