Carreta da mamografia estará entre 13 a 28 de março em SB

A Carreta da Mamografia do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria do Estado, chegará em Santa Bárbara d´Oeste. O veículo com toda a infraestrutura necessária para fazer os exames gratuitos de prevenção do câncer de mama vai atender o público  de 13/03/2018 a 28/03/2018 nas dependências da Associação Casa de Maria, à Rua Mococa, 510 – Jardim das Laranjeiras.

Os exames na carreta móvel podem ser feitos de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. Para fazer a mamografia, as mulheres entre 50 a 69 anos de idade não precisam apresentar pedido médico. Pacientes que não se enquadram nessa faixa etária, porém, podem fazer o exame somente por solicitação médica. Serão distribuídas 50 senhas, de segunda á sexta-feira, para atendimento no mesmo dia, das 09h00 às 17h00, e, aos sábados, 25 senhas, das 09h00 às 12h00. O cartão do SUS e RG é imprescindível para obter a senha.

As unidades móveis de mamografia contam com equipes multidisciplinares, compostas por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. Além do mamógrafo, as unidades possuem aparelho ultrassom, conversor digital de imagens analógicas, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Os equipamentos transmitem a imagens dos exames para o Serviço Estadual de Diagnóstico da Secretaria que emite os laudos após 48 horas do procedimento.

Desde o início do programa Mulheres de Peito, em 2014, até o momento, já foram realizadas mais de 100 mil exames e mais de 2 mil mulheres foram encaminhadas para tratamento oncológico em unidades estaduais. O governador alertou para a necessidade do exame de prevenção. “Em cada 100 exames de mamografia, quatro apresentam problemas, daí a importância de você encaminhar para o atendimento precoce. O câncer é uma doença curável, mas precisa ser diagnosticada corretamente e precocemente”, explicou.

Esse movimento local é em alusão ao mês Internacional da Mulher, que tem como objetivo a prevenção da saúde da mulher, com foco no câncer de mama, e é mais uma ação de parcerias entre Comusa (Conselho Municipal de Saúde), Associação Casa de Maria, DAE (Departamento de Água e Esgoto), Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d´Oeste, Rede Feminina de Combate ao Câncer e apoio estratégico do Deputado Chico Sardeli. Uma vasta agenda de prestação de demais serviços está sendo elaborada entre os segmentos envolvidos, para que a população possa ser atendida em outros assuntos relacionados à saúde e ao bem estar, principalmente, durante esse período.