“CEDOC em Movimento” leva fotógrafos para o Bairro Santo Antônio do Sapezeiro

A terceira expedição do projeto CEDOC em Movimento acontece neste sábado, 24, no Bairro Santa Antônio do Sapezeiro. Mais de 50 participantes têm encontro marcado no Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi para, juntos, conhecerem um pouco mais acerca da história de uma dos mais antigos e tradicional bairro de Santa Bárbara d’Oeste.

Mais de 100 fotógrafos já participaram desta experiência nas duas expedições anteriores. A primeira mostrou aos participantes, no espaço expositivo do CEDOC, documentos e informações sobre a fundação do município, um resumo acerca de Margarida da Graça Martins e curiosidades dos pontos históricos encontrados na Praça Central também foram pautados. Em campo, os expedicionários puderam conhecer e visitar detalhes ricos da história local, como o memorial de Dona Margarida, que guarda seus restos mortais, o busto do Cel Luiz Alves, que dá nome à praça, e a arquitetura da Matriz Santa Bárbara.

Já na segunda expedição, os participantes conheceram um pouco mais da história da produção canavieira e da presença da cana-de-açúcar em Santa Bárbara d'Oeste. Já em campo, na Usina Santa Bárbara, os fotógrafos puderam visitar boa parte dos espaços da centenária Usina. Desativada em 1995, a unidade continua sendo um dos pontos de maior identificação do município, cuja economia cresceu basicamente em função da agricultura, notadamente da indústria canavieira.

A Coordenadora do CEDOC, Sandra E. de Souza Barboza, pondera que este projeto é uma grande ação de Educação Patrimonial, capaz de estimular e estabelecer uma relação aproximativa entre os participantes e a história local, sobretudo, tendo em vista o bicentenário de Santa Bárbara d’Oeste. E reitera que “as imagens captadas pelos fotógrafos, ao longo dessas três expedições, irão compor uma exposição histórico-fotográfica em comemoração aos duzentos anos de fundação da cidade. Mostra esta que circulará por uma série de pontos na cidade e outros municípios da região”.

As expedições do projeto “CEDOC em Movimento” foram concebidas para que os participantes pudessem estabelecer uma conexão entre os temas presentes no espaço expositivo do Centro de Documentação Histórica, que ilustra e preserva o passado, com a visita in loco para percepção, análise e a interpretação do presente e da evolução urbanística daquele espaço. O projeto é patrocinado pela Caixa Econômica Federal através do Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro.