Ninho Musical segue com inscrições abertas

Ainda há vagas para os interessados em participarem do “Ninho Musical” da Fundação Romi. Com o lema “o aluno que sabe mais auxilia o que sabe menos”, a oficina cultural de formação musical é destinado àqueles, maiores de 12 anos, que queiram ser músicos ou instrumentistas. As aulas são gratuitas.

Realizado desde 2010 e tendo beneficiado aproximadamente 800 participantes, o Ninho Musical é uma iniciativa da Estação Cultural da Fundação Romi e, nesta edição, 2018, apresentado pelo Ministério da Cultura e Indústrias Romi, por meio da Lei Rouanet. O projeto, que oportuniza a aprendizagem gratuita de música instrumental para adolescentes e jovens, conta também com o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d'Oeste.

Sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan, nas oficinas musicais os alunos aprendem, para a formação da Orquestra Filarmônica Ninho Musical, o ápice do projeto, desde teoria musical até práticas de instrumentos, cuidados e afinação, leitura e interpretação de partituras e compreensão de regência, sempre pela metodologia do compartilhar saberes: aquele que sabe mais ensina quem sabe menos.

Apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, com patrocínio CCR AutoBAn – empresa que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo –, por meio da Lei Rouanet, a edição 2017 do projeto Ninho Musical reuniu mais de 100 alunos ao longo do ano. Com aproximadamente 170 horas de oficinas, sem considerar as incontáveis horas de exercício e prática instrumental os alunos do projeto encararam seis espetáculos públicos para mais de 2.600 expectadores. 

Para os interessados em participar, as oficinas culturais do Ninho Musical acontecem na Estação Cultural, localizada à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste, às terças-feiras, das 19h às 22h e, aos sábados, das 7h30min às 10h30min. O atendimento na Estação Cultural é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados das 8h às 17h, e, aos domingos, das 8h às 12h. Contatos podem ser feitos pelos telefones (19) 3455-4833 e 3455-4830 ou pelo e-mail estacaocultural@fundacaoromi.org.br.