A Estação Cultural, espaço revitalizado da centenária estação ferroviária, mantida pela Fundação Romi, aberta às manifestações da comunidade nas suas mais diversas formas de expressão, realizará nos dias 10 e 11 de março, sábado das 10h às 17 horas e domingo das 08h às 12 horas, a 8ª Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia. A proposta, que chega com mais de 60 participantes, é incentivar os artesãos e os trabalhadores manuais a movimentarem a economia criativa em Santa Barbara d’Oeste.
Os expositores dessa edição foram selecionados através do EDITAL EC0003/2018 Chamada Pública para artesãos. Tradicionalmente, o artesanato é uma produção na qual o artesão possui os meios de produção, sendo ele mesmo o proprietário da oficina e das ferramentas, e trabalha realizando todas as etapas da confecção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento, ou seja, o produto é único, é a materialização do talento e do esforço artístico de cada um.
O lema “Compre de quem faz” vem numa crescente, principalmente, nas mídias sociais. Ele tem ajudado a estimular a aquisição de produtos artesanais. Esse movimento tem vários objetivos: desde ajudar a refletir sobre o consumo, aumentando a consciência sobre a sustentabilidade, até promover a economia criativa e incentivar para que as pessoas (re)criem e produzam mais e melhor.
“Realizar a Estação Artesanal, na sua oitava edição, mostra como é importante o evento para os participantes exporem seus trabalhos. Além de fomentar a economia criativa e valorizar o trabalho “daquele que faz”, promover a feira, em dois dias, expande os contatos e as oportunidades de exposição e comercialização dos produtos”, afirma o superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti.
A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d’Oeste, SP. Mais informações podem ser acessadas no site da Estação Cultural, através do link www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural, ou pelos telefones (19) 3455-4833 e 3455-4830.