O primeiro caso de febre amarela neste ano em Piracicaba foi confirmado nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade vizinha. A vítima morreu em 25 de janeiro e trata-se de um homem, conforme informações do G1 Piracicaba e Região.
A informação é que ele contraiu a doença em Piracicaba. O paciente, que ficou internado na Santa Casa de Piracicaba, começou a apresentar os sintomas em 22 de janeiro. "Todos os exames foram encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz e a Vigilância Epidemiológica recebeu nesta terça-feira (27) o resultado positivo para Febre Amarela", informou, por nota, a secretaria de lá.
A Vigilância Epidemiológica de Piracicaba investiga o caso, já que a cidade não estava no mapa do estado onde existe a circulação do vírus. "Nunca houve casos de macacos mortos na cidade, que são os sentinelas para a doença", informou a secretaria. "Não há motivo para pânico. A Secretaria de Estado da Saúde já foi comunicado, via DRS-X, e vai orientar se haverá ou não mudanças no protocolo de vacinação em Piracicaba", pontua a prefeitura.
Área sem recomendação da vacina
Vale destacar que o Município de Santa Bárbara d’Oeste, assim como alguns outros municípios na região, não está incluído na Área com Recomendação para vacina contra a febre amarela. Isto se deve ao fato de não haver detecção de transmissão do vírus – até o momento não há nenhum caso suspeito ou confirmado da doença no Município.
Sendo assim, a vacinação em Santa Bárbara d’Oeste é destinada apenas para: Pessoas que pretendem viajar para alguma região ou município classificado como Área de Recomendação para Vacina e que frequentarão locais de risco de transmissão do vírus da febre amarela (matas e áreas silvestres ou ribeirinhas). Estes indivíduos devem receber a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência; Nestes casos, para pessoas acima de 60 anos, abaixo de nove meses de idade, grávidas ou em período de amamentação, portadores de doença e ou fazendo uso de medicamentos imunossupressores, a vacinação deve ser precedida da indicação médica.
Conforme divulgado anteriormente pela Prefeitura, atendido estes critérios, o cidadão deve comparecer ao Centro de Saúde (Vila Linópolis) no período da manhã, a partir das 7 horas, ou UBS do bairro Cidade Nova, no período da tarde, a partir das 14 horas, munido de carteira de vacinação e cartão SUS. Mais informações podem ser obtidas na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou na Vigilância em Saúde pelo telefone 3464-9850.