Febre Amarela: aumenta procura em UBS’s de Santa Bárbara

Santa Bárbara e outras cidades da região intensificarão a vacinação neste sábado

Após anúncio de ampliação do acesso as vacinas contra a febre amarela, Santa Bárbara d’Oeste já vem registrando aumento na procura de doses em UBS (Unidades Básicas de Saúde). Os pacientes devem estar munidos de documentos pessoais, comprovante de residência, carteira de vacinação e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

A procura maior foi registrada durante o período da manhã. Ontem na UBS Dr. Jeber Juabre mais de 50 doses foram aplicadas e no período da tarde também foi registrado movimento no local. Para cada UBS, haverá 100 doses disponíveis diariamente em horários diferenciados.

Para evitar o aumento de casos de febre amarela no País, o Ministério da Saúde ampliou a Área Com Recomendação de Vacinação (ACRV). A medida foi debatida com governos estaduais, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 

Desde janeiro, o Ministério lançou a maior campanha de vacinação fracionada do mundo para evitar a circulação do vírus. Ao invés de receber a dose inteira, a população era imunizada com um quinto da ampola. Segundo a pasta, a técnica é eficiente e permite que mais pessoas sejam vacinadas.

Entre julho do ano passado e fevereiro deste ano, foram confirmados 545 casos de febre amarela. Com a inauguração de uma nova fábrica para produção de vacinas em São Paulo, o laboratório Libbs vai passar a produzir 4 milhões de doses a mais por mês. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que cada pessoa receba uma dose que vale por toda a vida. Esse é o esquema vacinal adotado pelo Brasil.

Ao comparecer à Unidade de Saúde, a pessoa deve estar munida de comprovante de endereço, cartão SUS e carteira de vacinação. A vacina é contraindicada em pessoas com histórico de alergia a ovo e derivados, gestantes, mulheres amamentando, menores de nove meses e portadores de alguma enfermidade ou fazendo uso de alguma medicação imunossupressora.

As doses podem ser encontradas nas UBS’s: "Dr. Jeber Juabre" - das 7h30 às 15 horas; UBS "Amália Salvador Dal'Bello" - das 8 às 12 horas e das 12h30 às 15 horas; UBS "Dr. Helio Furlan" - das 8h30 às 11h30 e das 13 às 15 horas;  UBS "Dr. José Togeiro de Andrade" - das 7h30 às 15h30; UBS "Dr. Simão Galdeman" - das 8 às 12 horas; UBS "Dr. Carlos Perez" - das 7h30 às 11h30; UBS "Dr. Felício Fernandes Nogueira" - das 7h30 às 15 horas; UBS "Dr. José Wenceslau Júnior" - das 8 às 14 horas; UBS "Paulo Pereira Fonseca" - das 7h30 às 11 horas e das 12 às 15h30; UBS "Dr. Célio Faria" - das 8 às 14 horas e UBS “Dra. Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães" - das 8 às 12 horas.


IMUNIZAÇÃO NO SÁBADO

Neste sábado, 17, Santa Bárbara d’Oeste e outras cidades da região realizarão um dia de intensificação com doses disponíveis nas UBSs das 7 às 13 horas. Devem tomar a vacina pessoas de nove meses a 59 anos. No caso das pessoas acima de 60 anos, é necessário que estejam em bom estado de saúde e não apresentem sistema imunológico comprometido, seja por uso de medicamentos ou algum agravo de saúde.