Espetáculo “Uirapuru – uma lenda brasileira” é destaque hoje no 13º Encontra Conto

Peça será apresentada às 15 horas

O CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) de Santa Bárbara d’Oeste, no Planalto do Sol II, recebe hoje, às 15 horas, o espetáculo “Uirapuru – uma lenda brasileira” da Cia Gramelô de Teatro. A apresentação integra o “13º Encontra Conto – Encontro Regional de Contadores de Histórias” e tem entrada franca.

O espetáculo apresenta ao público infantil uma história envolvente e que resgata e incita reflexão da cultura popular e folclórica brasileira, através da lenda do pássaro Uirapuru. Composto por elementos simbólicos de animação, tais como bonecos e objetos, com o intuito de provocar no espectador reflexão sobre a prática de respeito às diferenças individuais e coletivas, e principalmente a busca pela liberdade. 

A peça é livremente inspirada na obra “O pequeno Imperador”, de Atílio Bari, e foi adaptado dramaturgicamente. O espetáculo baseia-se nas pesquisas folclóricas e cultura popular brasileira, sendo possível resgatar o lúdico, o popular, a simplicidade do caipira, seus medos, seus sonhos e anseios, além de conhecer e reconhecer a importância do Folclore Brasileiro e sua riqueza cultural.

A programação do 13º Encontra Conto conta ainda com programação, às 9h30, com o Comboio da Contação e o tema “Contação de histórias: Histórias causos e lendas dos nossos ancestrais”, com o grupo Narração Oral Tradicional- Viva História Viva de Porto Feliz e contação de contadores da região inscritos. O local escolhido para receber o projeto foi o Parque dos Jacarandás. 

A partir das 16h, os contadores inscritos participam da Roda de Discussão, Bazar da Contação, Roda de Histórias, às 17h. Espaço para troca de experiências, atualização dos projetos realizados na área narrativa na região; espaço para venda e troca de materiais de contação (bonecas, caixas de histórias, fantoches, etc.) e roda de histórias em volta da fogueira, vão envolver o encontro. O evento acontece no Sítio Arcanjo Miguel, Residencial Castanheira, em Limeira e contará com carona solidária.

Encerrando a programação no domingo, às 9h30, a Estação Cultural recebe o “Histórias de Idas e Vindas”, contação voluntária de histórias pelos contadores participantes com a temática do ir e vir, chegadas e partidas, início e fim em alusão ao espaço físico (estação) e tempo (200 anos de Santa Bárbara d'Oeste). Haverá entrega de certificados e avaliação do Encontro.