Vacina contra o Vírus HPV já está disponível em Santa Bárbara
Jovens são público-alvo de nova campanha contra HPV

O Ministério da Saúde deu início a Campanha de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente contra HPV (Papiloma Vírus Humano) e Meningites. A veiculação será até 30 de março e a pasta convoca jovens para a imunização. Em Santa Bárbara d’Oeste a vacina contra o HPV está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde do município).
Deverão ser vacinadas contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Neste ano, o Ministério da Saúde também está ampliando a faixa etária da vacina meningite C, que agora passa a ser 11 a 14 anos de idade. No ano passado, estavam sendo vacinados contra a doença meninas e meninas de 12 a 13 anos.
Com o slogan “Não perca a nova temporada de Vacinação contra a meningite C e o HPV”, a campanha conta ainda com peças publicitárias como: jingle para rádios, outdoor, envelopamento em metrô e ônibus, peças digitais e conteúdos para redes sociais, cartaz, folders. O público da campanha é formato por adolescentes (homens e mulheres) e responsáveis.
A vacina funciona estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pela pessoa vacinada, a presença desses anticorpos no local da infecção e a sua persistência durante um longo período de tempo. Essa vacina é destinada exclusivamente à utilização preventiva e não tem ainda efeito demonstrado nas infecções pré-existentes ou na doença clínica estabelecida.
No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres devido à doença. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são atribuíveis à infecção pelo HPV, principalmente pelo subtipo 16. Estima-se que em 3 a 10% dos casos, especialmente entre as pessoas com um sistema imune comprometido (por exemplo, aqueles que vivem com HIV/aids), o vírus HPV pode persistir, levando a graves problemas de saúde.
Segundo estudo realizado pelo projeto POP-Brasil em 2017, a prevalência estimada do HPV no Brasil é de 54,3 %. O estudo entrevistou 7.586 pessoas nas capitais do país. Os dados da pesquisa mostram que 37,6 % dos participantes apresentaram HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer.
O estudo indica ainda que 16,1% dos jovens tem uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) prévia ou apresentaram resultado positivo no teste rápido para HIV ou sífilis. Os dados finais deste projeto serão disponibilizados no relatório a ser apresentado ao Ministério da Saúde até o final do ano.
O projeto POP-Brasil é uma parceria do Ministério da Saúde, o Hospital Moinhos de Vento (RS), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade de São Paulo (Faculdade de Medicina (FMUSP) – Centro de Investigação Translacional em Oncologia), Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Secretarias Municipais de Saúde das capitais brasileiras e Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.
Em Santa Bárbara d’Oeste as doses da vacina estão disponíveis nas UBS’s: UBS "Dr. Jeber Juabre" (Avenida Sábato Ronsini, 203 - Vila Borges); UBS "Amália Salvador Dal'Bello" (Rua do Centeio, 38 - Jd. São Fernando); UBS "Dr. Helio Furlan" (Rua do Algodão, 1441 - Cidade Nova"); UBS "Dr. José Togeiro de Andrade" (Rua dos Tucanos, 406 - Jd. São Francisco 2); UBS "Dr. Simão Galdeman" (Rua Portugal, 522 - Jd. Europa); UBS "Dr. Carlos Peres" (Rua 23 de Maio, 196 - Bairro 31 de Março); UBS "Dr. Felício Fernandes Nogueira" (Rua do Cobre, 850 - Pântano 2); UBS "Dr. José Wenceslau Júnior" (Rua Ribeirão Preto, 110 - Jd. Esmeralda); UBS "Paulo Pereira Fonseca" (Rua Coronel Hélio Caldas, 57 - Cruzeiro do Sul); UBS "Dr. Célio Faria" (Avenida Sebastião de Paula Coelho, 600 - Conjunto Habitacional Roberto Romano); UBS "Dr. Rubens Erhardt Brito" (Rua Gentil Pavan, 248 - Vila Rica); UBS "Dr. Joel Lincoln May Keese" (Rua Bem Aventurança, 255 - Vista Alegre).