A reportagem do Diário procurou ouvir opiniões de várias pessoas ligadas ao esporte e ao União sobre a campanha do União Barbarense na Série A-3 e o rebaixamento:
ROBERTO MANTOVANI-Empresário e ex-presidente do União
“Entendo que o UNIÃO BARBARENSE, já vive há algumas temporada, uma falta de credibilidade por parte dos empresários , que impede uma ajuda financeira ao clube.O clube vem sendo dirigido com uma administração amadora, sem conhecimentos básicos necessários”
DR. REGIS GODOY-Advogado , diretor jurídico do União
“O clube vem tentando se reestruturar fora de Campo, dando melhores condições de trabalho para os atletas, honrando os compromissos assumidos, tentando resgatar a dignidade e o orgulho de representar essa camisa. Infelizmente os resultados dentro de campo foram decepcionantes e não traduziu toda a estrutura que os atletas tiveram esse ano. O clube passa por uma profunda crise financeira, administrativa e até moral, resultado de erros cometidos nesses últimos anos. Contudo, não podemos desistir do nosso Leão da Treze. Espero sinceramente que após chegarmos ao fundo do poço, possamos nos unir, administradores, torcida e toda a cidade para devolver o clube nós próximos anos ao lugar que ele merece, de forma estruturada, alicerçada e com muito mais força! Juridicamente vou tentar continuar defendendo esse clube que tanto admiro.”
JOSÉ FLÁVIO SCAVASSA- Locutor e gerente da Rádio Luzes
"Foi uma tragédia menos anunciada do que o rebaixamento do ano passado. Mas importantes lições precisam ser tiradas. Não se pode contratar jogador apenas pelo DVD. E não se monta um elenco competitivo com parcos recursos e pouco apoio. Agora, temos um time de quarta divisão, uma torcida de quarta divisão e uma cidade de quarta divisão em termos de futebol profissional. Mas vejo potencial para voltarmos a viver momentos melhores. Só não pode parar com o futebol e com o trabalho de estruturação. Parar é pior do que cair para a quarta divisão."
EDVALDO SOUZA-Grupo de Apoio do União
“Chegamos no UNIÃO com uma dificuldade Incrível,CONSEGUIMOS com muita luta organizar o Clube e colocar um time competitivo em campo.Infelizmente não deu certo.Decepcionado”
EDVALDO SILVA- Reporter da Rádio Luzes
“Eu tenho a minha opinião formada da seguinte forma eu acho que não tem culpado é o que tem é que monta um time fraco a qualidade técnica acabou não aparecendo alguns jogadores .A gente sabe que pode jogar mais do que jogou aí .Infelizmente o Claudemir não soube extrair dois jogadores por que os jogadores poderiam dar em troca no campo de reservas e acabou com quem o União não soube vamos dizer sim resolver o problema antes da hora. A diretoria demorou muito para trocar o treinador e poderia ter resolvido isso se lá atrás na sexta sétima rodada quando percebeu que o Claudemir Peixoto já não estava mais conseguindo administrar o time da forma necessária .Trocasse o treinador isso foi eu acho que o ponto que acabou sucumbindo União Barbarense. União caiu para série a quarta divisão mas acho que o trabalho do já foi excelente só falhou nesse ponto da montagem do elenco o restante está tudo dentro daquilo que a gente esperava parabenizar o Edivaldo e o Galina pela coragem que eles tiveram para montar esse time é uma série A3 .Praticamente sem dinheiro e conseguiu levar o time até o final cair ou permanecer uma outra história mas fora de campo eles fizeram bastante”
JURANDIR-Miltrat-patrocinadora do União
“Com relação ao União uma decepção muito grande. Foi criada uma expectativa grande, foi contratado um treinador que foi bem aceito tanto pelo GA, como pela imprensa escrita e falada. Foi feita contratação junto com comissão técnica jogadores jogadores quê foram bem em muitos times foram bem no próprio União. O Edvaldo e Galina junto com o Jairo. Tentaram o melhor, salário em dia, seguro de viagem hospedagem tentaram o melhor mas não deu liga e por isso vão ficar marcado mas fazer o que , hoje é difícil tocar o futebol pois não tem apoio nem da própria federação nem da cidade nem de torcedores mas não é o União é todos do interior é uma pena. É triste saber onde estamos..”
JAIRO ARAÚJO- Presidente do União
“O União Barbarense vem de anos em uma situação difícil, esse ano de 2018 na série A3 nossa equipe tinha tudo pra dar certo os trabalhos iniciaram com dois meses de antecedência, alimentação e salários em dia a parte extra campo foi feita, mas infelizmente dentro de campo não deu liga e por isso o time oscilou muito no campeonato e por pouco a gente escapava dessa situação.”