Programa “Mulheres de Peito”: atendimento encerra amanhã em SB
São atendidas 50 mulheres por dia

O Programa “Mulheres de Peito” (Carreta de Mamografia), promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Prefeitura encerra os atendimentos amanhã em Santa Bárbara d’Oeste. Os atendimentos são gratuitos e abertos também para mulheres de outras cidades da região.
Madalena Silva chegou bem cedo para garantir sua senha. “Muitas mulheres chegaram de madrugada, por volta das 04h30. São distribuídas 50 senhas por dia e eu garanti a minha para consulta no período da tarde”, disse. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira na Casa de Maria (Rua Mococa, 510, Jardim Laranjeiras), das 9 às 17 horas, para atendimento no mesmo dia.
Para Maria Aparecida Spincoski a consulta no mesmo dia vale a pena. “Mesmo chegando bem cedo e já enfrentando fila é satisfatório realizar a consulta. Não precisamos agendar e aguardar semanas para ser atendidas. Eles agendam seu horário em turmas o que também facilita. Pude ir pra casa e retornar no período da tarde”, afirma.
Helena da Penha Souza destacou outro atendimento que facilitaria as consultas médicas do público feminino. “A mamografia nesse esquema de atendimento influenciou muitas mulheres a agendar e se consultar. A Saúde também poderia organizar um programa que atendesse dessa forma para exames de papanicolau”, disse.
São atendidas mulheres acima de 50 anos, mediante apresentação de RG e cartão SUS. Já as mulheres de 35 a 49 anos devem estar munidas de pedido médico, cartão SUS e RG. Caso as mulheres tenham exames de mama realizados nos últimos três anos, podem apresentar para uma melhor avaliação.
Além dos serviços realizados na carreta, a Secretaria de Saúde promove diversas orientações no local, por meio do NES (Núcleo de Educação em Saúde), CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), AMDIC (Ambulatório Médico de Doenças Infecto Contagiosas), Centro de Referência em Saúde da Mulher e Atenção Básica.
A iniciativa tem apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Bárbara d’Oeste e Associação Casa de Maria e é disponibilizada por intermédio do Deputado Estadual, Chico Sardelli.