Programa “Mulheres de Peito” é prorrogado até o dia 3 em SB

Programa foi prorrogado devido à grande procura

Em razão da grande procura, o Programa “Mulheres de Peito” (Carreta da Mamografia), promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Prefeitura, irá prorrogar o atendimento até o dia 3 de abril em Santa Bárbara d´Oeste. A unidade se encontra na Casa de Maria, sito à rua Mococa, 510, Jardim das Laranjeiras, que tem como responsável o padre Agnaldo de Jesus e Maria, pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo. Os atendimentos  são gratuitos e abertos também para mulheres de outras cidades da região. 

 A iniciativa tem apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Bárbara d’Oeste e Associação Casa de Maria e é disponibilizada por intermédio do Deputado Estadual, Chico Sardelli. O atendimento irá seguir  hoje, quinta-feira (29) e depois na próxima semana na segunda e  terça, dias 2 e 3 de abril, das 9h às 17h. Por dia, serão distribuídas 50 senhas para os exames.  

Até o momento foram realizados 650 exames de mamografia no local. São atendidas mulheres acima de 50 anos, mediante apresentação de RG e cartão SUS. Já as mulheres de 35 a 49 anos devem estar munidas de pedido médico, cartão SUS e RG. Caso as mulheres tenham exames de mama realizados nos últimos três anos, podem apresentar para uma melhor avaliação. 

O atendimento da Carreta da mamografia começou no dia 13 de março no município, em alusão ao mês Internacional da Mulher, que tem como objetivo a prevenção da saúde da mulher, com foco no câncer de mama. Além dos serviços realizados na carreta, a Secretaria de Saúde promove diversas orientações no local, por meio do NES (Núcleo de Educação em Saúde), CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), AMDIC (Ambulatório Médico de Doenças Infecto Contagiosas), Centro de Referência em Saúde da Mulher e Atenção Básica. Vale ressaltar que em Santa Bárbara d’Oeste não existe fila de espera para o exame de mamografia e que as mulheres barbarenses também podem continuar agendando o exame nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Referência em Saúde da Mulher, mediante solicitação da enfermeira ou consulta médica.