Santa Bárbara recebe o Sesc de Artes 2018
Evento será realizado dia 20 de abril na Praça Central a partir das 16h
Será realizada no dia 20 de abril, a 10ª edição do Circuito SESC de Artes, em Santa Bárbara d’Oeste. O evento, que apresenta mais de 600 horas de atividades em espaços públicos de 120 cidades do Estado de São Paulo, é gratuito e livre para todos os públicos. O município recebe diversas atrações na Praça Central a partir das 16h.
A programação conta com diversas atividades, como dança, circo, teatro, artes visuais, música e literatura. Esta edição envolve 110 trabalhos artísticos, com aproximadamente 400 artistas e mais de mil ações para o público. As atrações são todas gratuitas e livres para todos os públicos.
Nessa iniciativa, Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc SP, afirma que a instituição, voltada para a Cultura em seu espectro mais amplo, "realiza uma programação que alcança cidades do interior e do litoral que não contam com a presença do Sesc, que traz a marca da diversidade e da pluralidade, mobilizando todos os públicos em torno da Cultura".
Miranda enfatiza que "realizar o Circuito Sesc de Artes em praças públicas, com acesso amplo e gratuito, colabora no fortalecimento das relações e das parcerias institucionais que se estabelecem localmente, pois assim mobiliza-se a comunidade em torno de atividades cujo caráter simbólico o Sesc entende como um direito fundamental de todos".
Uma das principais atrações será Moacyr Luz & Samba do Trabalhador, uma tradicional roda de samba realizada às segundas-feiras na zona norte do Rio de Janeiro e comandada pelo cantor, músico e compositor Moacyr Luz. Com mais de 100 músicas gravadas por artistas como Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Maria Bethânia e Beth Carvalho, ele vai comandar uma roda de samba completa no Circuito Sesc de Artes.
O evento ainda conta com Carolina Velasquez, com “Performances Fabulosas”. Os Fabulosos são seres criados pela artista plástica que mistura elementos humanos, animais e da fantasia. Junto com Mainá dos Santos e Iara de Souza, o público é convidado a interagir com os Fabulosos, brincar com tecidos e bexigas ao vento e com a própria respiração, em um exercício coletivo de dança, movimento e improvisação.
Também haverá laboratório com a artista onde os participantes recebem palavras-chave e iniciam uma sequência de jogos teatrais com o objetivo de sensibilizar-se ao próprio corpo e ao grupo. Vestindo as máscaras e roupas dos Fabulosos (seres criados pela artista que misturam elementos humanos, animais e da fantasia), cada um poderá criar gestos e movimentos baseados em seu dia a dia ou na livre imaginação, em uma grande brincadeira.
A Cia do Relativo ainda traz o espetáculo “Carta Branca”. Inspirados por linguagens contemporâneas, quatro artistas ocupam e transformam o espaço vazio com bancos, bolas e tábuas de madeira, que passam a voar pelos ares e deslizar pelo chão. Danielle Siqueira, Victor Abreu, Otavio Fantinato e Tássio Folli combinam elementos do circo, como malabarismo e acrobacias, com dança e música executada ao vivo. Com a mediação dos artistas, o público participa de jogos cooperativos em sete instalações especialmente desenvolvidas para propiciar uma iniciação a diversas técnicas de malabarismo.
O espaço que recebe o Circuito Sesc de Artes também ganha uma biblioteca ao ar livre, com bancos e almofadas, além de uma seleção de livros especialmente escolhidos. O público poderá, inclusive, fazer a troca de livros e levar um exemplar para casa, desde que deixe outro nas estantes.
As Meninas do Conto também integram a programação do evento com “Escuta Aí & Conta um Cuento?”. O grupo paulista de contadoras de histórias apresenta duas ações que permitem grande interação com a plateia. Em “Escuta Aí”, elas fazem intervenções com poemas, quadrinhos, canções e adivinhações, enquanto “Conta um Cuento?” tem histórias e músicas tradicionais de países latinos como Venezuela, Costa Rica, República Dominicana e também do Brasil.
Em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com cinco filmes, o público é convidado a experimentar essa tecnologia imersiva que abre possibilidades de novas formas de contar histórias. Neste formato o espectador é o protagonista da ação, construindo seu ponto de vista sobre o filme.
Os barbarenses ainda poderão participar da oficina “Serigrafia: Uma Viagem Pela Pop Art” promovida pelo Quiosco Cultural. A oficina sobre a técnica da serigrafia com temática especial da pop art, movimento artístico que teve seu auge nos anos 1960 nos Estados Unidos e na Inglaterra. Os participantes vão conhecer a técnica, experimentar a impressão em papel e tecido e criar peças com inspiração na pop art e também em ícones brasileiros.
Santa Bárbara d’Oeste engloba o Roteiro 1 que é composto pelas cidades de Porto Ferreira, Brotas e Santa Rita do Passa Quatro, Adamantina, Assis, Presidente Venceslau, Indaiatuba e Mogi Guaçu. O Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais. Para a coordenação dos trabalhos, 21 unidades do Sesc em todo o Estado estão envolvidas na realização do evento que ocorre em cidades de suas regiões.