Cia Arte-Móvel apresenta espetáculo “N” em Santa Bárbara

Espetáculo conta a história de três pessoas solitárias que caminham afim de afastar-se do estado de guerra no qual o mundo se encontra

O Teatro Municipal Manoel Lyra de Santa Bárbara d’Oeste recebe na próxima quarta-feira, dia 11, o espetáculo “N” da Cia Arte-Móvel de Americana. O evento dará início às 20h. A entrada é franca com retirada de ingressos uma hora antes da apresentação. A faixa etária é livre.

O espetáculo conta a história de três pessoas solitárias que caminham afim de afastar-se do estado de guerra no qual o mundo se encontra. Levam consigo o que o corpo é capaz de carregar. Desejam humanidade, buscam alma, mas algo inesperado pode mudar o rumo deste trajeto.

Uma das grandes novidades deste projeto é que o espetáculo poderá ser contemplado também por portadores de deficiência auditiva, pois haverá um profissional intérprete da Língua Brasileira de Sinais traduzindo simultaneamente a peça.

“N” é o primeiro espetáculo adulto da Cia Arte-Móvel, o resultado de um desejo inerente de resgatar um sentimento abandonado: “a esperança”. Tendo como inspiração a história de Anne Frank, garota judia refugiada durante a segunda guerra mundial, a Companhia pretende reascender a chama da existência. A Arte-Móvel especializou-se na mescla de linguagens entre o corpo expressivo, a interpretação e o teatro de animação e objetos.

Numa concepção estética delineada por três figuras humanas que perambulam em fuga, carregando consigo suas casas, e a inesperada aparição de um quarto personagem, a encenação se desenrola de forma ilusionista aos olhos do espectador.

Com a visão poética característica da Companhia, a maneira particular e delicada da direção de tocar em temas profundos, o mergulho na pesquisa de elementos do teatro de objetos e bonecos, a montagem se concretiza como uma união de idéias e expectativas na busca por um mundo mais humano.

“Num universo cheio de poesia, a peça leva a refletir sobre a condição de vida refugiada, e que todos nós somos “nada”, somos “ninguém” ou “nenhum” ao longo de nossas vidas. Basta que não sejamos aceitos, que não tenhamos a liberdade de existir como somos e então: o silêncio do refúgio acontece”, explica Lays Ramires.

A Cia Arte-Móvel possui uma identidade que busca amalgamar conhecimentos e particularidades, construindo o cerne de seu crescimento a cada nova montagem. Para “N”, um levantamento de profissionais está sendo realizado, e logo, novas parcerias se estabelecerão. Assim, a platéia se deparará com um espetáculo singular, objetivo e sensível, pelo qual não passará inócua.

Com concepção e direção de Otávio Delaneza, o elenco é composto por Gabriel Mazon, Lays Ramires e Matheus Luis, além do apoio técnico de Helton Carlos. Essa atividade é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, através do PROAC (Programa de Ação Cultural), da Companhia Arte-Móvel e da Cooperativa Paulista de Teatro.

A Bilheteria do Teatro funciona das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas e abre uma hora antes de cada evento para a compra dos ingressos. O Teatro está localizado na Rua João XXIII, 61, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3464-9424.