Teatro Municipal recebe hoje espetáculo infantil gratuito

Peça Nenira - A Ovelha Negra será apresentada as 14h e as 19h

O Teatro Municipal Manoel Lyra de Santa Bárbara d’Oeste recebe hoje e peça infantil “Nerina – A Ovelha Negra" produzida pela Maracujá Laboratório de Artes. O evento terá duas apresentações sendo às 14h e às 19h. A entrada é franca com retirada dos ingressos uma hora antes do espetáculo.

No enredo, Nerina é uma ovelha negra, e por isso é expulsa de um rebanho de ovelhas brancas, que acreditam que esta diferença as impossibilite de conviverem juntas, sem se darem conta de que Nerina também é uma ovelha, como elas. Sozinha, a ovelhinha negra encontra com lobos famintos que, ao invés de devorá-la, utilizam o sentimento de raiva e rejeição de Nerina para fazer com que ela se vingue das colegas branquinhas provocando um estouro do rebanho que levará todas direto para suas garras. Mas Nerina prova que o ódio nunca é o melhor caminho, tomando uma atitude que salvará todas.

O espetáculo retoma o trabalho com puppet toys, vídeo-cenário e teatro físico, mas desta vez, o grupo escolheu se aprofundar na pesquisa musical, que já vinha sendo desenvolvida em trabalhos anteriores. Em Nerina, o elenco do Maracujá se reveza em atuar, tocar, cantar e manipular câmeras, bonecos e equipamentos eletrônicos para edição de imagens durante as apresentações.

Todas as músicas foram compostas pelo próprio autor do livro, Michele Iacocca, e pelo diretor do espetáculo e também do Maracujá Laboratório de Artes, Sidnei Caria. Para os arranjos, foi chamada a conhecida diretora musical Fernanda Maia, que propôs brincar com as diferenças culturais trazidas pelas culturas negra e caucasiana, e seus desdobramentos, propondo referências europeias e africanas como o samba, o choro, o reggae, a música clássica, que acabam culminando em misturas sonoras que revelam musicalmente nossa miscigenação cultural.

A realização é da Maracujá Laboratório de Artes fundada em 2005 por Sidnei Caria. Sua trajetória é voltada à pesquisa em teatro para todas as idades e caracterizada por uma constante busca de seus integrantes (atores com formações e experiências diversas) por desenvolver experimentações em linguagens e técnicas variadas (teatro físico, teatro de animação, audiovisual, teatro de sombras, música, artes plásticas) com o objetivo de romper fronteiras entre as diversas linguagens artísticas, criando espetáculos que misturam diferentes referenciais estéticos ao mesmo tempo em que trazem ao público questionamentos pertinentes a realidade da criança atual.

Em 12 anos de atividades o grupo desenvolveu para o público de todas as idades tanto espetáculos autorais quanto adaptações de livros ilustrados do premiado cartunista Michele Iacocca, italiano radicado no Brasil que desenvolve um trabalho consistente junto ao público infantil, e acabou tornando-se parceiro da companhia, oferecendo obras que são altamente recomendadas pela Fundação Nacional do Livro Infantil para adaptação pelo grupo, como As Aventuras de Bambolina (feita em coprodução com a Pia Fraus, em 2008) e Rabisco – um cachorro perfeito (2010), que resultaram em espetáculos muito premiado e valorizados pelo público e a crítica, tendo sido contemplados com prêmios como FEMSA, Myriam Muniz, Zé Renato, Alfa Criança; participantes de editais do SESI, CAIXA Cultural, SESC, ProAC (da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo), e de inúmeros festivais e mostras de artes cênicas pelo Brasil.

A faixa etária do espetáculo é livre. A Bilheteria do Teatro funciona das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas e abre uma hora antes de cada evento para a compra dos ingressos. O Teatro está localizado na Rua João XXIII, 61, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3464-9424.