População prestigia atividades do “Saúde para Todos” no Parque dos Jacarandás

Programação celebrou o Dia Mundial da Saúde

Um dia de promoção à saúde, qualidade de vida e lazer. O projeto “Saúde para Todos” foi realizado sábado no Parque dos Jacarandás e contou com a presença da comunidade. A iniciativa promovida pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde ofereceu uma série de atividades gratuitas ao público.

A população aproveitou atendimentos como aferição de pressão, testes de glicemia, orientações quanto aos programas Saúde sem Tabaco e Coluna Ativa, inscrições para visitas à maternidade do Hospital Santa Bárbara, prevenção ao câncer e de DST/AIDS, entre outras.

A secretária de Saúde, Lucimeire Rocha, enfatizou a importância da saúde mental e física. “Este evento contará com mais edições ao longo do ano e com parcerias que possam promover e oferecer atendimentos à saúde para toda a população. O objetivo é reforçar a importância das atividades físicas e de cuidar da saúde mental”, informou.

Os vereadores Dr. Edmilson Ignácio Rocha e Celso da Bicicletaria também prestigiaram o evento e parabenizaram a ação. “Esse é um dia para refletir sobre a saúde e a importância das atividades físicas”, disse Edmilson. O vereador Celso também enfatizou os cuidados com o bem estar. “Parabenizo a todos os envolvidos pelo evento e pela realização das atividades no Parque dos Jacarandás, que é um espaço exemplar e inspirador pra essa ação”, disse.

A programação celebrou ainda o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), que em 2018 teve como tema definido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) “Saúde para Todos” - que resume o objetivo do órgão ao longo dos seus 70 anos de existência.  Este ano, a data foi dedicada a um dos princípios estruturais da OMS: “o mais alto padrão de saúde possível é um dos direitos fundamentais de qualquer ser humano, sem distinção de raça, religião, crença política, condição econômica ou social”.

As atividades foram desenvolvidas pela Faculdade Politec e Anhanguera com aferição de pressão e Poup Saúde também aferindo pressão, teste de glicemia com a Drogaria São Paulo e limpeza e manutenção em óculos – apoio da Óticas Carol. O projeto “Saúde para Todos” conta ainda com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Conselho da Mulher, Associação Casa de Maria, Movimento Negro, Pedala SBO, Câmara Municipal e Associação dos Diabéticos.
 
O evento ainda contou com apresentação do Coral do Clube das Avencas, do Grupo Rodarte, da APAE - Regente Giuliano Heleno, aulas de Zumba com a Academia Feminina Atlética, com a professora Thaís Martins e com o projeto “Ser Fitness”, com o professor Matheuzinho, apresentação do Movimento Negro de SBO, apresentação de Capoeira com a Associação de Capoeira de SBO – Mestre Luisão.