Regis Godoy: “ Questão da manipulação de resultados é o reflexo do Brasil atual”
Advogado respondeu a questões relacionadas a denúncia de manipulação de resultados e a parceria com a Fut-Talentos
A reportagem do Jornal Diário entrevistou ontem o advogado Regis Godoy, diretor jurídico do União Agrícola Barbarense F.C.. Ele abordou a questão da denúncia de manipulação de resultados na Série A-3, a queda para a segunda divisão e a parceria com a Fut-Talentos para as categorias de base.
Como advogado, como o sr. viu a denúncia de manipulação de resultados em jogos da A-3?
Foi decepcionante e revoltante em primeiro momento. Depois começou a fazer todo o sentido em decorrência dos resultados obtidos dentro do campo de jogo, apesar de toda a estrutura e condições de trabalho oferecidas aos atletas, bem diferente de anos anteriores. Como advogado, acredito que isso é reflexo do atual momento em que o país vive, com distorções morais e éticas em todos os seguimentos, infelizmente.
Como torcedor unionista como foi o segundo rebaixamento seguido do alvinegro?
Foi muito triste. A expectativa na verdade sempre foi o acesso, muito em decorrência do planejamento realizado, estrutura oferecida, condições aos atletas, a pré-temporada que o clube proporcionou com início dos trabalhos com antecedência, salários em dia, etc...,ou seja, fora de campo foi seguido um roteiro de time profissional, bem diferente de anos anteriores. Por tudo isso a expectativa eram as melhores.
Pelas provas que o sr. viu da denúncia do clube, acha que pode surtir resultado favorável ao União ?
Ainda não podemos afirmar o caminho que as denúncias iram nos proporcionar, mas acredito que tínhamos o dever como cidadãos que somos, e por respeito a todos os envolvidos, sejam os torcedores, os profissionais que vivem do futebol e a toda a população, de denunciar. As provas, a meu ver são contundentes e muito claras, acredito muito que a Federação Paulista, como entidade responsável pela organização do campeonato, dentro dos princípios da transparência e ética desportiva, também tem o dever de passar a limpo tudo isso e dar uma satisfação a todos os envolvidos.
Pode demorar muito tempo?
Foi uma denúncia grave, com muitos envolvidos, acredito que por cautela a apuração deve ser a mais detalhada possível, portanto, acredito sim que o tempo deve ser um pouco longo para a devida apuração dos fatos.
Acha que o União não será rebaixado de divisão por isso ?
Não podemos afirmar como vai ser o resultado de tudo isso, mas se comprovado todas as denúncias de manipulação dos resultados, com resultados fabricados, e tendo por consequência a comprovação da lesão ao Clube, acredito que não terá outro caminho a não ser reconhecer que moralmente o União Agrícola Barbarense não foi esportivamente rebaixado. Mas isso só a Federação Paulista de Futebol quem pode decidir. Aguardamos e acompanhamos de forma tranquila a posição da Federação para decidir quais caminhos seguir em caso de comprovação de lesão esportiva e criminal ao Clube, não descartando medidas judiciais cabíveis para resguardo de todos os nossos direitos.
Será fácil provar essas denúncias ? E se não provar, vai sobrar para o União mais um processo?
As denúncias foram feitas pelos próprios jogadores. Temos gravações de 2 jogadores supostamente envolvidos ou que sabiam da manipulação desde a primeira rodada do campeonato. Também temos os jogadores que denunciaram à diretoria como testemunha de tudo o que foi relatado, jogadores que também foram enganados, não participaram e não tinham conhecimento da suposta manipulação. Estamos tendo todo o cuidado para não expor o Clube. As denúncias foram feitas com base em gravações e depoimentos dos próprios jogadores, ou seja, o clube está resguardado nesse sentido.
Esse acordo com a Fut Talentos para as categorias de base, é bom para o clube ?
A Fut Talentos é uma empresa muito profissional, com histórico excelente em outros trabalhos realizados, em que é especializada em trabalhos específicos de futebol de base. Temos a confiança de que pode ser um início de um novo ciclo de reconstrução do Clube. Temos um contrato em que o clube está amplamente resguardado juridicamente, com a torcida de que ao final possamos inclusive renovar a parceria por um longo tempo. Sempre acreditei no profissionalismo e transparência em tudo que me disponho a fazer. O Clube, independentemente das pessoas que estejam à frente, tem que ter em sua essência uma estrutura profissional, além de pessoas que realmente se importam com o clube. O passado também tem que fazer parte do recomeço, até porque existem muitas pendências administrativas, jurídicas e financeiras que influenciam qualquer trabalho do presente e do futuro, entretanto, acredito muito que temos que olhar para frente, deixar de lamentar os erros do passado que devem servir de exemplo para não repeti-los. Somente assim vamos resgatar a história tão gloriosa do nosso Leão da Treze.