Presidente do União comenta rebaixamento, manipulação e o futuro

Jairo Araújo conversou com o reporter Marcos Maracanã e falou abertamente de tudo

Nesta semana a reportagem do Diário entrevistou o presidente da diretoria do União Barbarense Jairo Araújo. Ele respondeu várias perguntas sobre o segundo rebaixamento seguido, a denuncia da manipulação de resultados.

Você se arrepende de ter assumido no lugar do Ademir Cruz (Bibi) quando ele renunciou?
Não me arrependo, acreditei que sendo um funcionário de muitos anos do clube onde sempre lutei e me dediquei poderia ajudar mais ainda estando no comando executivo, só me arrependo no início de ter confiado em pessoas erradas.

Dois rebaixamentos em dois anos? Não é muito?
Sim para qualquer dirigente dois rebaixamentos consecutivos pesam muito, fica uma imagem negativa. Desde o início eu falava que não iria fazer milagres no clube, contudo estou de cabeça erguida por que da minha parte não medi esforços para dar o melhor para o clube, mas a falta de mais apoio também influenciou muito.

Neste ano você confiou o futebol ao Edvaldo Souza e ao Gallina. Ficou satisfeito com o trabalho deles? Onde eles erraram?
Sempre foi falado e era de meu desejo que teria que ter pessoas da cidade para administrar o Futebol Profissional do União Barbarense, tendo em vista que as últimas gestões terceirizavam o futebol e desde que assumi o comando do União Barbarense os únicos que me procuraram foram Edivaldo e Galina. Confiei neles desde o início pois já tinham passagem pelo clube como dirigentes ,onde acompanhei. Fiquei muito satisfeito pelo trabalho em conjunto que tivemos. Eles vestiram a camisa e deram todo o suporte que precisávamos para colocar um time em campo, e assim como eu eles também acreditaram que teríamos mais apoio e infelizmente o resultado dentro de campo não foi positivo. 

Você não acha que o treinador Claudemir Peixoto deveria ter sido demitido antes?
Hoje vendo todo o contexto acredito que sim, mas no momento da competição era preciso considerar vários fatores, acredito que agimos mais  pela emoção do que pela razão talvez esse foi o nosso erro.

Quando você soube sobre as denúncias de manipulação, o que sentiu?
O que toda pessoa sensata sentiria, traído, enganado, indignado. Até hoje ainda não consigo acreditar que isso aconteceu injustamente comigo e com todos nós (Grupo de Apoio, Torcedores, imprensa).

O que você acha desse assunto?
Acho que ninguém merecia passar por uma situação dessas, isso denegriu a imagem do clube e a imagem de todos os envolvido neste projeto de 2018.

Acredita que o União não possa ser rebaixado?
Acredito na justiça divina de Deus por que os homens são falhos, mas estamos fazendo a nossa parte dentro daquilo que nos compete, denunciamos na Federação e vamos aguardar um posicionamento da entidade.
Alguns torcedores dizem essa denúncia de manipulação seria uma cortina de fumaça com relação ao rebaixamento.
Não tiro a razão dos torcedores, mas não iríamos ficar quieto diante de uma situação grave dessas uma vez que interferiu em todo um projeto. Nós dirigentes apostávamos que o time iria brigar para se classificar na competição e de repente você fica sabendo que muitos resultados nossos foram manipulados.  

Você vai antecipar as eleições para os próximos meses?
Por enquanto o foco esta somente em pagar as dívidas da Série A3 e na denúncia. Independente da antecipação em outubro haverá a eleição.

A situação do clube social, como está. Muitas reclamações dos poucos sócios?
A parte Social já vem sofrendo dificuldades a vários anos, com a falta de manutenção por gestões passadas que influenciaram diretamente e indiretamente neste atual momento de crise financeira que estamos vivendo no brasil. Existem sim algumas reclamações mas sempre procuramos atender nossos sócio dentro dos nossos limites.

E a base? Foi uma boa para o União?
Acredito que a salvação de um clube de futebol e o trabalho de base, mas como o União Barbarense tem condições financeiras e recursos próprios para manter as categorias de base, temos que firmar as parcerias para que haja atividades no segundo semestre e consigamos algumas revelações de atletas. E a Fut Talentos a atual parceria vem demonstrando muito profissionalismo e responsabilidade. Acredito que vamos colher bons frutos.