SB tem uma notificação suspeita de Influenza
Outras três notificações foram descartadas

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d´Oeste recebeu quatro notificações suspeitas de Influenza. Desse total, uma está em investigação e três foram descartadas. A informação é da assessoria de imprensa da Prefeitura.
Vale destacar que no município nenhum caso positivo da doença foi registrado. Mesmo assim, a prevenção é primordial. A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. A vacinação é um dos instrumentos para prevenção da doença. A orientação aos munícipes é procurar atendimento médico imediato, caso a pessoa com sintomas de gripe apresente qualquer desconforto respiratório, ou seja, falta de ar, além dos sintomas esperados como febre alta, dores nos músculos, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e falta de apetite, ou ainda vômitos e diarreia.
É importante evitar aglomerados e observar se realmente está apresentando os sintomas de gripe acompanhado de falta de ar. Se estes sintomas estiverem presentes procurar atendimento imediato para que o caso seja avaliado e tratado oportunamente.
Além da vacina existem outras orientações para evitar e prevenir a transmissão como: cobrir o nariz e a boca com lenço ao tossir ou espirrar e descartar o lenço no lixo após uso; lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar - no caso de não haver disponibilidade de água e sabão, usar álcool gel - evitar tocar olhos, nariz ou boca; evitar contato próximo com pessoas doentes; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados e evitar sair de casa em período de transmissão da doença, entre outros cuidados.
Campanha gripe
A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste informa que a Campanha contra a gripe ocorre em nível nacional, está em fase de organização pelo município e terá início no dia 23 deste mês. O Dia D está programado para 12 de maio. As 12 Unidades Básicas de Saúde realizarão a vacina contra a Influenza A e B durante todo o período da Campanha.
O público-alvo da Campanha contra a Influenza inclui 19.557 idosos, 9.842 crianças, 3.419 Trabalhadores da Saúde, 1.747 gestantes e 287 puérperas (mulheres que tiveram filhos em 45 dias), representando aproximadamente 16,5% da população total do Município.
Não estão incluídos nestes cálculos, professores, portadores de comorbidades e outras populações-alvo comumente atendidas em momento oportuno durante o decorrer da campanha.