Campanha de Vacinação contra a Gripe começa para idosos e profissionais de saúde
Doses estarão disponíveis nas UBSs da cidade

A Campanha de Vacinação contra a Gripe em Santa Bárbara d’Oeste iniciará nesta segunda-feira, dia 23, para idosos acima de 60 anos e profissionais da área de saúde. O Município seguirá as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde com a divisão das datas dos públicos-alvo. As doses estarão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Na primeira semana, a campanha seguirá a etapa voltada para profissionais de saúde, indígenas e pessoas com 60 anos ou mais de idade. A partir de 2 de maio: incluem-se os grupos das crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres na fase pós-parto).
A partir de 9 de maio serão incluídos os grupos de pessoas com comorbidades, professores e pessoas privadas de liberdade. A meta é vacinar 90% das pessoas de cada grupo prioritário. O Dia D da Campanha será realizado no dia 12 de maio (sábado), com doses disponíveis ao público-alvo nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e em posto móvel a ser divulgado em breve.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, explica como a campanha de vacinação em grupos específicos protege, inclusive, as pessoas que não se vacinam. “Quando se vacina um grande grupo de pessoas como estamos fazendo, mais de 54 milhões de pessoas há uma diminuição da circulação do vírus e as que não são vacinadas indiretamente ficam protegidas. É o que nós chamamos de imunidade de grupo ou rebanho. Por isso, a necessidade de que o público prioritário tenha elevada cobertura vacinal porque, desta forma, também estaremos protegendo aqueles que não terão acesso a vacinação”, concluiu Carla Domingues.
O Ministério da Saúde alerta para que as pessoas se vacinem dentro do prazo da campanha para evitar gripe e seus possíveis agravamentos. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção. “O Brasil é o país que mais oferta vacina de gripe gratuitamente no mundo, mas é preciso alertar que a campanha não será prorrogada. Portanto as pessoas alvo da campanha devem procurar os postos de saúde até o dia 1º de junho”, informou o ministro da Saúde. “Após o término da campanha e se houver sobra, o Ministério irá, junto aos estados, definir outro público para se vacinar”, completou Gilberto Occhi.
A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.
Os pontos e horários de vacinação contra a gripe em Santa Bárbara d'Oeste são: UBS "Dr. Jeber Juabre" (Centro de Saúde II) - das 7h30 às 15 horas; UBS "Amália Salvador Dal'Bello" - das 8 às 12 horas e das 12h30 às 15 horas; UBS "Dr. Helio Furlan" - das 8h30 às 11h30 e das 13 às 15 horas; UBS "Dr. José Togeiro de Andrade" - das 7h30 às 15h30; UBS "Dr. Simão Galdeman" - das 8 às 12 horas; UBS "Dr. Carlos Perez" - das 7h30 às 11h30; UBS "Dr. Felício Fernandes Nogueira" - das 7h30 às 15 horas; UBS "Dr. José Wenceslau Júnior" - das 8 às 14 horas; UBS "Paulo Pereira Fonseca" - das 7h30 às 11 horas e das 12 às 15h30; UBS "Dr. Célio Faria" - das 8 às 14 horas; UBS “Dra. Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães" - das 8 às 12 horas.