Dia D da vacina contra gripe movimenta Praça Central e UBSs
Ministério da Saúde disponibilizou 60 milhões de doses este ano

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Praça Central de Santa Bárbara d’Oeste registraram movimento intenso de pessoas em busca da vacina contra a gripe. O município participou sábado de um “Dia D” de intensificação para atender a demanda. A vacinação foi voltada a todo o público alvo da campanha.
Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina esse ano irá prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B. A vacina é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria, que neste ano disponibilizou 60 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.
Iniciada em 23 de abril, a primeira etapa foi voltada para trabalhadores de saúde, pessoas com idade de 60 anos e indígenas, na segunda etapa iniciada em 2 de maio, a vacinação foi para crianças com idade maior que 9 meses e menor que 5 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto. Na terceira etapa, a partir de 9 de maio, foi aberta para pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores, e outros. O Dia D vacinação foi voltado a todo o público alvo.