Canil da Guarda de SB ganha novos filhotes
Cadela Jade teve primeira ninhada
![- Canil da Guarda de SB ganha novos filhotes](https://diariosbo.com.br/imagens/noticias/5b132bc02b1124e16643f57ea892954a.jpg)
![- Canil da Guarda de SB ganha novos filhotes](https://diariosbo.com.br/imagens/noticias/748c5ab3a85c5ad32f514752937f1793.jpg)
A “família” do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santa Bárbara d´Oeste cresceu. Para alegria da corporação, a cadela Jade, da raça pastor belga Malinois, teve a sua primeira ninhada no último dia 29 de abril com sete cães: quatro fêmeas e três machos. A nova mamãe temenchido os filhotes de muito amor, carinho e cuidados. O papai é o cão Batman, animal aposentado do Canil de Americana.
Dos sete filhotes, dois serão selecionados para o Canil da Guarda local, um é do proprietário do Batman e os demais o destino será definido, dependendo da aptidão. Segundo o subcomandante da GCM, Reginaldo Dias dos Santos, os cães irão receber com 35 dias a 1ª
vacina e vermífugo e, em seguida, com aproximadamente 60 dias devem começar a receber treinamento. Contudo, desde o nascimento é observada a aptidão de cada um, sendo verificado temperamento, segurança, determinação e a persistência dos filhotes.
Vale lembrar que a Jade é da primeira ninhada que nasceu no Canil da Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara. Ela é filha de uma cadela que ficou um período no canil com o Sheik. Atualmente, tem dois anos. Ela é o principal cão de faro da corporação.
O Canil da Guarda de Santa Bárbara, implantado na administração do prefeito Denis Andia, conta hoje com quatro cães: o Urso (pastor alemão), o Sheik (pastor belga Malinois), a Jade e o Hércules. Já a a equipe que atua no Canil é composta pelo subcomandante,
Reginaldo, coordenador do canil, pelos subinspetor Cainelli e os guardas Edmar, Guerreiro, Servelo e Nazatto. O amor dos membros da equipe é tão grande que dois guardas irão se formar veterinários e pretendem auxiliar nos cuidados dos animais.
Segundo o subcomandante Reginaldo, o canil foi criado com o objetivo auxiliar no patrulhamento ostensivo, na proteção do patrimônio público e nas ocorrências que surgirem. Outro trabalho dos animais é de cunho social. Eles participam de apresentações em escolas, entidades e eventos públicos.
“Os cães auxiliam as equipes de rua. Além disso, o cão de faro é uma ferramenta essencial para busca de entorpecentes em mata, residências e veículos. Onde o olho humano não vê o faro do animal chega”,relatou. Ele comentou também que com os novos filhotes a intenção é destinar um para treinamento de trabalhos de resgate e salvamento, que incluem situações com pessoas perdidas (vivas ou mortas), em matas ou desaparecidas sobre escombros de terra.
A rotina diária dos cães do Canil da Guarda é composta por treinamento físico e técnico, momentos de lazer e entretenimento e saída para patrulhamento. No período da manhã, o Canil passa por limpeza. O período de treinamento para um cão estar apto para o serviço é de 18 meses.
Saiba mais
Neste mês, os trabalhos para instalação do canil completam cinco anos. O primeiro passo foi à capacitação do subcomandante Reginaldo e do guarda civil municipal Robson Aparecido Cainelli, que fizeram um curso de adestrador. Na sequência receberam em doação um pastor Belga batizado de Bope, que hoje está na Guarda de Serrana. Depois, chegaram os filhotes Urso e o Sheik que receberam treinamento no município.
A primeira sede do Canil foi na antiga base da Guarda Civil Municipal no Cruzeiro do Sul. Em 2014, foi entregue o novo canil na sede da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil (Sesetran), no bairro Cidade Nova. A estrutura dispõe de seis baias, espaço para serviços veterinários e para armazenar alimentos e objetos.
Campeões
Os cães Urso, Jade e Sheik, do Canil da Guarda Municipal, trouxeram o ouro para Santa Bárbara d´Oeste em maio do ano passado. Eles participaram da etapa estadual do 9º Campeonato de Cães de Polícia entre Guardas Civis Municipais do Brasil, em Sumaré, conquistando o título na 1ª competição que disputaram. O canil local venceu outras 34 equipes de todo o Estado de São Paulo.