Projeto traz espetáculo “Me dá tua mão” com incentivo à ida de idosos ao teatro

Espetáculo será apresentado dia 16 de agosto às 14h

O Teatro Municipal Manoel Lyra recebe no dia 16 de agosto, às 14h, o espetáculo “Me dá tua mão” na primeira edição do projeto social “Leve um idoso ao teatro”. A ação consiste em incentivar a ida dos idosos do asilo e dos grupos de terceira idade a terem momentos de descontração e alegria.

Após conhecer o espetáculo “Me dá tua mão”, Luciana Marcolino e Cleusa Amaral decidiram apresentar o espetáculo em Santa Bárbara d’Oeste e em uma junção com o Bloco “Apareceu a Margarida” surgiu o projeto social “Leve um idoso ao teatro”.  Através de apoios, o projeto acontecerá no dia e horário em que a terceira idade se reúne com seus grupos para suas atividades.

“Ainda buscamos apoios das empresas barbarenses. O incentivo a cultura para terceira idade é muito importante e queremos poder acreditar que nossos empresários possam abraçar essa ideia e levar essa alegria para os nossos idosos. Toda uma estrutura organizacional está sendo montada para que os idosos possam ir ao teatro com toda comodidade oferecida pelo projeto”, disse Luciana Marcolino, produtora cultural e assessora de imprensa.

“A empresa que queira apoiar o projeto, pode adquirir os ingressos a preço popular (R$10) a partir de 10 unidades. Esses ingressos serão entregues aos grupos e aos asilos. Temos 500 lugares, ou seja, 500 idosos poderão estar presentes, curtindo um grande espetáculo”, disse a produtora cultural Cleusa Amaral. A barbarense já trabalhou na secretaria de cultura do município e por anos se dedicou aos projetos da atriz Bibi Ferreira.

O espetáculo trata-se de mais uma história de amor. Um homem recebe visitas em sua casa enquanto a mulher dele, Ella, pede sua mão insistentemente no quarto. Um narrador apresenta a historia deste casal e várias personagens que aparecem narrando momentos que ligam o mar ao sertão, falando sobre a família, o amor, vida, morte e saudade.

Clóvys Torres toca sanfona e berrante como ferramentas de uma narrativa desperta as memórias da plateia. “À medida que as personagens revelam suas emoções, a plateia mergulha em suas memórias. Esta é a grande poesia deste trabalho. Cada um viajar em suas paisagens, em suas emoções, a partir da provocação deste narrador que desnuda momentos e personagens que são íntimos de qualquer público!”, observa o ator.

O trabalho de construção do texto e das cenas demorou meses com ensaios públicos e debates desde o primeiro momento, passando por escolas, grupos de estudiosos, convidados ecléticos (estudantes, intelectuais, donas de casa, profissionais liberais, artistas), até fechar o texto e uma ideia de conotação desta história; posteriormente entrou o trabalho de Amir Haddad. “O que Amir tem feito é uma desconstrução da maneira tradicional de se pensar o teatro, me trazendo fortemente a questão da narrativa e do não teatro ou do teatro depois do teatro, como ele diz. Em resumo, a questão da verdade do ator, da entrega, da não representação. É um trabalho que não termina nunca. Sempre vou buscar as provocações e desconstruções vindas do mestre Amir. Portanto, é uma peça que segue fluxo de constante pesquisa e renovação e isso era o que eu queria e precisava! O trabalho continua, a investigação e a pesquisa” observa Clovys.

“Me dá a tua mão”, é resultado de uma pesquisa sobre memória e envelhecimento que o ator desenvolve há anos e cujo primeiro trabalho foi o solo Maria Mucuta, encenada por ele mesmo entre 2000 e 2004, onde Ella relembrava sua vida à espera “dele”. Na época o ator entrevistou mais de 500 idosos sobre suas histórias e construiu o texto em sala de ensaio com muitas das memórias e sensações que tinha de seus avós. 

Os ingressos podem ser adquiridos online pelo link: https://www.sympla.com.br/leve-um-idoso-ao-teatro---1-edicao__313018 ou na bilheteria do Teatro Municipal Manoel Lyra que fica localizado na Rua João XXIII, 61 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste.