“Estação Artesanal” passa a contar com edições mensais

Próxima edição acontece nos dias 11 e 12 de agosto

A feira de arte, cultura e gastronomia, intitulada “Estação Artesanal”, é uma iniciativa da Estação Cultural da Fundação Romi. Com o foco em movimentar a economia criativa local, esta que marca a 10º edição do evento também marca sua mudança de calendário. Antes, a mostra de trabalhos manuais acontecia trimestralmente e, a partir desta, passa a acontecer mensalmente, sempre no segundo final de semana de cada mês. A próxima edição acontece nos dias 11 e 12 de agosto.

Regulamentada por um edital, a “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia” encerra suas inscrições no domingo, dia 15 de julho. Na próxima quinta-feira, 19, o Comitê Técnico da Estação Cultural irá selecionar os aprovados – aqueles que cumpriram os requisitos publicados no Edital EC0005/2018 chamada pública para artesãos Estação Artesanal mensal – segundo semestre de 2018 disponibilizado na página Editais, no portal da Fundação Romi, através do link www.fundacaoromi.org.br/editais. Na sequência, em 20 de julho, a lista dos aprovados também será publicada.

A próxima edição da “Estação Artesanal” está marcada para os dias 11 e 12 de agosto. No sábado, a feira de arte, cultura e gastronomia acontece das 10 às 17 horas e, no domingo, das 8 horas ao meio dia. Segundo Vainer Penatti, Superintendente da Fundação Romi, a proposta desta iniciativa é expandir a expressão cultural, fomentar a geração de renda e movimentar a economia criativa local. “Acreditamos que a ‘Estação Artesanal’, ao longo de suas edições e, principalmente, a partir desta nova configuração, firme-se como um importante evento no calendário municipal e exerça sua função enquanto respeitável mecanismo de exposição, aprimoramento e comercialização de trabalhos manuais, fortalecendo a sustentabilidade deste eixo cultural”. 

Direcionada aos trabalhadores manuais que atuam com formas de expressão artesanal, acumula relatos como os da artesã Gessy Aparecida Ferreira Gonçalves, que produz tortas e empadas, já participou de quatro edições e está inscrita novamente para participar das próximas edições. “Para mim é uma grande oportunidade. Não só pra mim, mas para todas as outras pessoas também. Podemos mostrar nossos produtos! O quê me deixa muito feliz é saber que as pessoas gostaram do meu próprio trabalho. Eu melhorei meu produto, a apresentação dele e recebi mais encomendas depois que comecei a participar da feira”, conta Gessy. "A gente aprende coisas novas, conhece mais pessoas e ainda complementa a renda com um dinheirinho extra".

A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste. O atendimento é de terça a sexta-feira, das 9 às 18h, aos sábados das 8 às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia. Mais informações também podem ser obtidas pelo site www.fundacaoromi.org.br/EstacaoCultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833.