O que é micela? Entenda a fórmula da água micelar e descubra como a substância cuida da pele

Quem já se rendeu à água micelar sabe que a fórmula desse item tão queridinho nos cuidados com a pele é composta por micelas. E para quem está se perguntando o que, de fato, são as micelas, nós explicamos: elas são moléculas capazes de retirar a maquiagem, limpar os poros do rosto, reequilibrar o PH da pele e ainda melhorar a oleosidade - tudo isso sem agredir a derme.
Mas por que exatamente as micelas se tornaram tão famosas nos cuidados com a pele? O Beleza Extraordinária traz essas informações.
A água micelar comum é composta por micelas e água, enquanto a água micelar bifásica leva uma parte de micelas e outra de emolientes. Nas duas versões, incluindo as micelas do lencinho micelar, elas têm a mesma forma: são moléculas fruto da reação entre água e agentes de limpeza, e conseguem "interagir" com as moléculas de gordura. Essa interação significa que a micela consegue absorver a gordura, retirando-a da pele como se fossem "ímãs".
Por isso, basta passar o algodão umedecido sobre o rosto para perceber que a solução "derrete" a make e remove as sujeirinhas de forma super rápida, sem nem precisar de enxague em seguida.
A água micelar não tem álcool e nem conservantes, ou seja, é apenas composta por micelas e por água: essa combinação consegue descolar as sujeirinhas e oleosidade excessiva da pele de forma bem rápida, sem irritar ou sensibilizar a superfície. Por isso, ela é tão queridinha das mulheres de peles sensíveis, mistas e oleosas, já que não causa o efeito rebote, que pode acontecer com demaquilantes e sabonetes muito adstringentes.
As micelas também estão presentes na água micelar bifásica - a nova favorita de quem usa maquiagens pesadas e à prova d'água! A única diferença é que, nessa versão, as micelas se juntam a emolientes, em vez de óleos ou água pura, e ajudam a dar uma forcinha na retirada da make mais pesada, como batons de longa duração e máscaras de cílios.
Só que, como ela é bifásica, as micelas não se misturam a esses emolientes, ou seja, a solução tem duas "fases" que se juntam ao ser sacudida. Diferente dos demaquilantes com óleo, a água micelar bifásica não tem risco de entupir os poros, causar espinhas ou aumentar a produção de oleosidade na pele - e também não precisa de enxágue após o uso, já que as micelas também purificam o rosto.