Dia D do Julho Verde: pacientes serão encaminhados para consultas

Durante evento foram realizados diversos atendimentos e orientações ao público

Orientações, prevenção e acolhimento. Quem esteve na Praça Coronel Luiz Alves (Central) no último sábado, dia 14, teve acesso a diversas atividades e orientações alusivas à prevenção e diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço. As ações gratuitas e voltadas à população barbarense fizeram parte do Dia D do movimento Julho Verde, iniciativa promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.

Durante o evento foram realizados diversos atendimentos e orientações ao público, por meio do Programa Saúde sem Tabaco, Núcleo AD (Álcool e Drogas), AA (Alcoólicos Anônimos), Saúde Bucal, Setor de Nutrição, Rede Feminina de Combate ao Câncer, AMDIC (Ambulatório Médico de Doenças Infecto Contagiosas), Conselho da Mulher e Ouvidoria SUS. A iniciativa contou ainda com apresentação do Coral das Avencas e participação e apoio da Atlética Academia Feminina e Faculdade Politec / Grupo Uniesp. 

A população presente à Praça pôde receber orientações sobre tabagismo, nutrição, alcoolismo, saúde bucal, doenças infectocontagiosas, fatores de risco para o câncer, além de aferição de pressão arterial. Alguns pacientes avaliados com sintomas suspeitos foram encaminhados para consulta e investigação mais aprofundada dos casos em serviços de referência da rede. No local também ocorreram aulas de zumba, dance e de jump.

O Julho Verde vem sendo realizado desde o início do mês no Município, com o objetivo de promover atividades de sensibilização e informação no combate ao câncer de cabeça e pescoço, oferecendo à população a oportunidade de diagnóstico precoce, por meio de acolhimento, exame médico, exames complementares e biópsia, quando indicada, com posterior encaminhamento definitivo, além de estimular a interrupção dos hábitos de tabagismo e etilismo.

As ações são monitoradas pelo NES (Núcleo de Educação em Saúde) e Atenção Especializada. Nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Referência em Saúde da Mulher, além dos encaminhamentos aos serviços de referência dos pacientes que pertencem a grupos de risco para a doença, são realizadas Salas de Espera Ativa e distribuição de materiais informativos sobre o tema.